quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Programação especial para o desfile do Galo da Madrugada


Créditos: O Nordeste.com/Acervo


O Grande Recife Consórcio de Transporte montou uma programação especial de linhas para atender a demanda de usuários que irão se deslocar para o centro de Recife, com o intuito de brincar no maior bloco de carnaval do mundo, o Galo da Madrugada, que ganha às ruas no próximo sábado (18). O Consórcio reforçou prioritariamente o serviço das linhas que atendem ao foco da folia. Ao todo, 66 linhas de ônibus irão operar com 85 coletivos extras, realizando 413 viagens (a mais que em sábados normais). No total, serão 1.468 ônibus que realizarão 15.010 viagens para atender cerca de 900 mil pessoas que se deslocarão, de ônibus, para o local do desfile e posteriormente retornar para seus lares, utilizando o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). A expectativa é ultrapassar os 40 mil usuários transportados em 2011.

Devido ao desfile do bloco e às interdições das principais vias por parte da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o Grande Recife realizará alterações no itinerário de 161 linhas que circulam pelo centro expandido do Recife.

LINHA ESPECIAL – Para oferecer mais uma opção de acesso para os usuários ao desfile do Galo, o Grande Recife reeditou a linha especial Circular do Galo – que irá possibilitar o deslocamento do Terminal do Cais de Santa Rita, até o Shopping Tacaruna seguindo pelas avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, que são pontos estratégicos de retorno para a Zona Norte da cidade. A operação da linha será realizada com seis coletivos, realizando 69 viagens no sábado. As viagens terão um intervalo entre oito e 20 minutos, das 6h às 18h, cobrando o valor de R$ 2,15 pela tarifa - equivalente ao anel A.

BACURAU – Os foliões que resolverem voltar mais tarde para casa irão contar com o serviço do Bacurau, durante a madrugada. Serão 39 linhas, realizando 250 viagens extras. No total, essas linhas realizarão 430 viagens.

ESTOCAGEM – O Grande Recife também montou uma programação específica para garantir a estocagem de coletivos em várias linhas de ônibus. Serão 25 veículos reservas distribuídos em seis terminais integrados e em um terminal urbano da Região Metropolitana do Recife. Outros 12 ônibus extras estarão estocados na Avenida Mário Melo e outros três no Parque Treze de Maio, para serem utilizados de acordo com a demanda apresentada no local. Ao todo, 40 ônibus extras estarão à disposição do folião durante o desfile do Galo. Caso seja necessário, os ônibus irão reforçar a operação das linhas que apresentarem maior demanda. A estocagem funcionará das 8h às 20h do sábado.

DIVULGAÇÃO – A divulgação de todas as alterações na operação dos coletivos já está sendo feita com o apoio de uma equipe de 100 pessoas. O trabalho começou desde o último dia 17 de fevereiro (em função das prévias) e segue até às 17h do “sábado de Zé Pereira”, incluindo mutirões realizados em corredores de transporte, bailes (Siri na Lata, I Love Cafusú, Municipal e Sala de Justiça), festas (Olinda Beer) e pólos de folia. Entre os principais instrumentos utilizados para informar os usuários estão cartazes para ônibus (3.200) e abrigos, panfletos, adesivos, placas indicativas, folders, banners e carro de som; além de um livreto com tiragem de 90 mil exemplares, que detalha as alterações na Ponte Duarte Coelho e no dia do Galo. Ao todo, mais de 100 mil peças informativas e publicitárias foram produzidas.

Além das informações operacionais, o Grande Recife leva aos usuários mensagens sobre a importância de coibir a depredação de coletivos e outros equipamentos públicos, reforçando um trabalho permanente que é realizado pelas equipes de arte-educação.

Toda a operação do dia será monitorada pela equipe de fiscalização do Grande Recife, composta por 45 fiscais - que será responsável pela distribuição dos coletivos estocados nos terminais integrados e também para garantir a fluidez da operação.

Confira o detalhamento da estocagem no quadro abaixo:
TERMINAL QUANTIDADE DE ÔNIBUS
TI Igarassu 3
TI PE-15 2
TI Macaxeira 4
TI Barro 7
TI Jaboatão 1
TI Pelópidas Silveira 5
TI Rio Doce 3
Av.Mário Melo 12
Parque Treze de Maio 3

Total 40

GRCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog