sexta-feira, 14 de março de 2014

Testes com ônibus BRT serão feitos no dia 4 de abril

Créditos: Tereza Maia/Diário de Pernambuco


O primeiro sistema BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano entra em teste no dia 4 de abril. Essa é a data que o governo do Estado está trabalhando para o início da operação-teste dos Corredores Norte-Sul – que liga o município de Igarassu, no norte da Região Metropolitana, ao Centro do Recife –, e Leste-Oeste, interligando a Zona Oeste à área central da capital. Ainda não será a operação comercial. Serão apenas testes, sem o transporte de passageiros. A população só poderá experimentar o novo sistema a partir de 17 de maio, se tudo der certo.

Ainda há muito para ser feito e quem circula pelos dois corredores duvida que o tempo seja suficiente para os planos do governo do Estado. Mas essas são as datas apontadas oficialmente pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. “A primeira data trabalhada era o dia 29 de março, mas dependemos da chegada dos veículos BRT, que foram comprados pelos operadores e estão sendo finalizados. Por isso temos como opção o dia 4”, diz o presidente do Grande Recife Consórcio, Nelson Menezes. Os BRTs comprados pelos futuros operadores dos corredores – Conorte (empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur) no Norte-Sul e Mobibrasil (Rodoviária Metropolitana) no Leste-Oeste – devem chegar ao Estado no fim de março.


O dia 4 de abril é uma sexta-feira. Geralmente, testes e início de operação de sistemas de transporte ou alterações de trânsito são realizadas aos sábados, quando a demanda de passageiros e o volume de tráfego é menor, facilitando a observação de ajustes. Mas, segundo explicação do Grande Recife Consórcio, a estreia do BRT será feita apenas à noite nos dias úteis porque ele irá circular nos corredores exclusivos e não atrapalhará a operação de outras linhas. “Apenas nos fins de semana é que faremos durante o dia. Por isso não irá interferir. Mas o início da operação com passageiros está prevista para um dia de sábado”, argumenta Nelson Menezes.

Os dois corredores começam a operar em teste juntos, em trechos pequenos. A operação comercial (com passageiros) também. O Norte-Sul será testado entre o Terminal Integrado da PE-15 e o Centro do Recife. Já o Leste-Oeste começará entre a BR-101, a partir do Terminal Integrado da 4ª Perimetral, e o Derby. O objetivo dos testes será, principalmente, treinar os motoristas para realizar a acoplagem dos BRTs às estações de embarque e desembarque. “Esse é o grande desafio porque eles precisam parar os veículos da forma correta, que as portas coincidam com as portas das estações.


Caso contrário, elas não abrem. Também precisam parar rentes à estação para que o embarque seja em nível”, explica o presidente do Grande Recife. As estações e os BRTs têm quatro portas e o local exato da acoplagem é indicado por marcações. Ao mesmo tempo em que os motoristas serão treinados, o funcionamento das estações também será verificado.

Se todos os ajustes necessários forem feitos em tempo hábil, a operação comercial começará no dia 17. “Começaremos com o mesmo percurso para cada corredor e iremos ampliando gradativamente. No Leste-Oeste, ampliaremos a partir do Terminal Integrado da Caxangá e, depois, a partir do Terminal Integrado da 3ª Perimetral, que deverá ser concluído em maio”, afirma Nelson Menezes.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog