sábado, 8 de março de 2014

Sábado Nostalgia: Cidade Alta 990 - Anos 90/2000

Após um período de pausa, a coluna Sábado Nostalgia está de volta ao Maxi Ônibus Olinda, e com uma matéria que tenho certeza que você, caro leitor, vai gostar bastante.

Vamos hoje voltar 14 anos no tempo. O ano era 2000 e a empresa, a Cidade Alta. Um ônibus diferente chegava para a empresa, ainda em caráter de testes, mas que marcou para sempre a história do transporte em Recife e Olinda.

Trata-se de um Ciferal Padron Cidade II, com chassi Mercedes-Benz OH-1623 LG. O ônibus tinha um diferencial para a época: era movido a gás natural, tecnologia que estava em ascensão naquele tempo, e que motivou a Mercedes a produzir o ônibus de teste.

Ao chegar na Cidade Alta, o ônibus foi numerado com o prefixo 990, e foi batizado de ônibus ecológico. Além do fato de ser movido a gás natural, outras características marcaram a passagem do coletivo pelo solo pernambucano: as três portas, coisa pouco comum naquela época; e o motor traseiro, que oferecia muito mais conforto aos passageiros e funcionários.

O 990 passou pouco tempo em teste na Cidade Alta. Infelizmente, o chassi movido a gás natural não foi aprovado pela empresa. Durante toda sua curta carreira, operou na linha 974 Jardim Atlântico, uma das mais importantes, e tradicionalmente onde os ônibus que estão sendo testados são escalados. O ônibus foi então devolvido a Mercedes-Benz, e continuou a fazer testes em outras empresas Brasil afora.

Créditos: Andrade/Acervo


Após ser vendido pela Mercedes-Benz, o 990 foi para a empresa Cidade das Hortênsias, de Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde ganhou o prefixo 3016. Entretanto, passou pouco tempo por lá, e logo foi adquirido pela empresa Além Paraíba, passando a ser numerado como 200.

 Ex-990 da Cidade Alta como o 3016 da Cidade das Hortênsias
Créditos: Rafael Xarão/Acervo

Ex-990 da Cidade Alta como o 200 da Além Paraíba
Créditos: Rafael Xarão/Ônibus Brasil

2 comentários:

  1. ESSE CARRO PASSOU PRIMEIRO PELA EMPRESA METROPOLITANA COM ESSE MESMO NÚMERO 990 E DEPOIS FOI PARA A EMPRESA CIDADE ALTA POIS ELE JÁ RODOU NA LINHA 852 QUANDO ERA OPERADA PELA EMPRESA METROPOLITANA.

    ResponderExcluir
  2. ESSE CARRO PASSOU PRIMEIRO PELA EMPRESA METROPOLITANA COM ESSE MESMO NÚMERO 990 E DEPOIS FOI PARA A EMPRESA CIDADE ALTA POIS ELE JÁ RODOU NA LINHA 852 QUANDO ERA OPERADA PELA EMPRESA METROPOLITANA.

    ResponderExcluir

 

Arquivo do blog