sábado, 5 de abril de 2014

No improviso, o sistema BRT é apresentado à imprensa

Créditos: Helia Scheppa/JC Imagem

O primeiro dia de teste do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) no Recife foi marcado pelo improviso. Na apresentação do novo modelo de transporte à imprensa, o Via Livre não fez o trajeto exclusivo para ônibus, de acordo com a proposta do projeto, e se misturou a carros e outros coletivos no percurso realizado na Avenida Caxangá. O novo veículo partiu da Estação da Abolição e percorreu a Caxangá sem parar em nenhuma outra estação, pois muitas ainda não estão prontas. O teste no Corredor Leste/Oeste teve que ser acompanhado por batedores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para que pudesse ser concluído. 

Apesar de não poderem observar a redução no tempo do trajeto, os jornalistas puderam conhecer as novidades do equipamento. O BRT apresenata uma estrutura mais confortável do que os ônibus tradicionais. Os novos equipamentos são climatizados, com cadeiras acolchoadas e apresentam um painel que indica a próxima estação.Os BRTs que realizarão os trajetos nos Corredores Leste/Oeste, de Camaragibe ao Derby, e Norte/Sul, de Igarassu ao Centro do Recife, têm capacidade para transportar até 160 pessoas.



Os testes no sistema BRT continuam sendo realizados até o dia 16 de maio, durante o horário da noite e nos finais de semana. No dia 17 de maio, os novos ônibus começam a atender o público.  Na data prevista, apenas 14 estações do sistema Leste/Oeste estarão em operação. O modelo só começa a operar 100%, com as 25 estações prontas, durante a Copa do Mundo. De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, a expectativa é de que o tempo do percurso seja reduzido em 15 minutos.


JC Online======================================================
BRT entra em operação no dia 17 de maio fazendo a linha Camaragibe/Derby
Os veículos BRT (Bus Rapid Transit) entram em operação para testes com passageiros no dia 17 de maio para o corredor Leste/Oeste, atendendo, inicialmente, uma linha: Camaragibe/Derby.

No mês de junho, quando o Recife estará sediando alguns jogos da Copa do Mundo, a expectativa é que sete linhas estejam sendo operadas: Camaragibe/Derby, Camaragibe/ Conde da Boa Vista, Caxangá/ Boa Vista, 4ª Perimetral/ Joana Bezerra, 4ª Perimetral/Conde da Boa Vista, 3ª Perimetral/Derby e 3ª Perimetral/Conde da Boa Vista. Ao todo deverão ser utilizados 95 ônibus para este ramal.  Em junho também deve ser iniciado o projeto piloto de monitoramento operacional (Simob), utilizando painéis de LED para monitorar o tráfego.


Já o Corredor Norte/Sul vai entrar em operação com testes no dia 22 de abril e com passageiros no dia 23 de maio. No dia 24 de maio começa a funcionar com passageiros a linha PE-15/Dantas Barreto. A meta é começar a operar totalmente em setembro, com 84 veículos.


Os anúncios foram feitos na manhã da última quinta-feira pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, durante viagem de demonstração para a imprensa do BRT nos ramais Norte/Sul e Leste/Oeste. O percurso teve início às 7h na Estação 1 da Avenida Caxangá, sentido cidade/subúrbio, próximo às obras do Túnel da Abolição.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog