sábado, 26 de abril de 2014

Vans e ônibus terão acesso restrito a Porto de Galinhas

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

Para melhorar a mobilidade das pessoas que visitam e moram em Porto de Galinhas, o principal destino turístico de Pernambuco, a Prefeitura do Ipojuca irá restringir o trânsito de veículos fretados para transporte de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus, além de caminhões, carretas e caçambas) a partir do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Para liberar os veículos será obrigatório solicitar previamente uma autorização a ser expedida pela Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), no período de segunda a sexta-feira.

Haverá uma zona de restrição de tráfego para veículos deste tipo, não autorizados previamente. Haverá dois pontos de bloqueio: um ficará localizado em frente ao Hospital Carozita Brito, no distrito de Nossa Senhora do Ó, principal acesso às praias, enquanto o outro será instalado próximo à Companhia de Lazer, na Estrada de Serrambi.

A ação começará às 5h da manhã e apenas 16 ônibus fretados, previamente autorizados, terão acesso a Porto de Galinhas. Os veículos que não portarem o documento, assinado por um servidor da Setuc, retornarão imediatamente desses pontos.

Um decreto assinado pelo prefeito Carlos Santana será editado e publicado com as medidas e todo o detalhamento da ação. Agentes do Controle de Trânsito, Controle Urbano e da Setuc estarão nos bloqueios. A restrição de circulação atende às solicitações feitas pelos próprios moradores do balneário à Prefeitura de Ipojuca. A população reclama da insegurança no trânsito local por conta da quantidade excessiva de veículos nas vias de Porto de Galinhas.

Além dos bloqueios, haverá um local fixo para desembarque e embarque de passageiros, próximo à Rua da Esperança, controlado por agentes públicos, com tempo pré-determinado para acontecer. Já o estacionamento dos 16 veículos fretados, devidamente autorizados, ficará localizado na Estrada de Maracaípe, num trecho a ser definido pela prefeitura. Os veículos que tentarem burlar a proibição, por exemplo, chegando antes do bloqueio, poderão ser retirados do balneário, através de guinchos, além de arcarem com as sanções legais previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O artigo 187 do código prevê multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para quem desrespeita as regras de circulação criadas pela autoridade competente, no caso o município de Ipojuca. A exceção será para os ônibus de turismo que se dirigirem aos hotéis, pousadas e resorts de Porto de Galinhas, que serão apenas controlados pelos agentes de Trânsito, sem ter o acesso proibido.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog