sábado, 5 de abril de 2014

Pesquisas de satisfação apontam o transporte rodoviário de passageiros como o preferido da maioria dos brasileiros

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

Graças aos esforços permanentes das empresas brasileiras de transporte rodoviário de passageiros, os serviços oferecidos aos passageiros atingiram um nível de qualidade verdadeiramente superior, que muitos países vêm tentando igualar. A excelência das operações está baseada em sólidos pilares que são continuamente aperfeiçoados. As ações são orientadas ao contínuo desenvolvimento da atividade em seus aspectos tecnológico, ambiental, de segurança, conforto, e de respeito aos passageiros e aos colaboradores.

A renovação das frotas é um desses pilares. O empenho das empresas operadoras em utilizar ônibus novos e tecnologicamente atualizados resulta em um transporte de qualidade cada vez maior e em excelentes níveis de segurança.

As próprias empresas contribuem para que os veículos saiam das fábricas com novos aperfeiçoamentos. Muitas das sugestões feitas pelas operadoras às encarroçadoras já resultaram em aperfeiçoamentos que, posteriormente, as fabricantes pediram para incorporar aos produtos de suas linhas normais.

Na verdade, o trabalho conjunto entre empresas de ônibus, montadoras e encarroçadoras começou há muito tempo. Nas décadas de 1940 e 1950, o setor já registrava essa forma de cooperação entre fornecedores e clientes do setor.

Em anos mais recentes, tal cooperação passou a contar com a presença dos fabricantes de equipamentos eletrônicos, dos especialistas em telemática e dos criadores de software. Por isso, agora, mais ainda do que antes, os processos de renovação de frotas contam com veículos dotados de altíssimo conteúdo tecnológico.

Mais tecnologia: Os esforços das empresas estão voltados também a outros aspectos da tecnologia que possam servir aos objetivos de atrair usuários, fidelizar os clientes e, em todos os casos, aproximar-­se mais dos usuários e tornar as viagens por ônibus sempre mais agradáveis e confortáveis.

Nesse sentido, outras tecnologias vão ganhando importância cada vez maior, a começar pela internet, que não é tão recente assim mas continua ajudando a acelerar a comunicação e facilitando ao extremo procedimentos como a reserva e aquisição de bilhetes de passagem. A ferramenta não só contribui para diminuir as filas junto aos guichês como, instalada nas salas VIP das empresas em determinados terminais, torna mais agradável o tempo de espera pelo embarque.

Em relação às salas VIP, aliás, deve­se registrar sua disponibilidade em um número cada vez maior de terminais. Em algumas dessas salas, as empresas mantêm terminais eletrônicos (em geral instalados em totens) nos quais os passageiros podem imprimir automaticamente, de maneira simples e rápida, bilhetes de passagem que tenham sido adquiridos via internet e que são semelhantes aos tickets das empresas aéreas.

Também nas salas VIP, além de retirar as passagens e acessar a internet, os passageiros encontram água, cafezinho, refrigerante e suco de frutas. Além disso, contam com funcionários treinados para orientá­-los e prestar informações.

O instrumento de comunicação por excelência da última década – o telefone celular – também está tendo sua utilidade potencializada pelas operadoras de transporte rodoviário de passageiros. Um aplicativo específico, que se pode baixar nos sites de algumas operadoras, possibilita ao usuário fazer consultas sobre horários, disponibilidade de assentos, duração da viagem, trajeto, paradas (ou não), tudo isso diretamente pelo celular.

A tecnologia da internet também está dentro dos ônibus. As empresas que instalaram redes sem fio (Wi­Fi) têm comemorado o sucesso da iniciativa, que despertou muitos elogios da parte dos passageiros. Com a rede sem fio, os usuários podem se manter conectados durante toda a viagem e ficam à vontade para utilizar o celular ou o sinal de internet em suas viagens de negócio, trabalho ou lazer. O acesso é feito por meio de tablet, notebook, smartphone ou celular.

São novidades que vêm somar-­se a comodidades e itens de conforto tradicionais, como maior espaço entre poltronas na comparação com o avião, ar-­condicionado, som ambiente, monitores de vídeo, banheiro, café e água.

Cartões de fidelidade não são propriamente itens de conforto, mas vale o registro de que várias operadoras vêm lançando os seus. É uma forma a mais que elas encontraram de retribuir ao passageiro aquela preferência já constatada em pesquisas pela ANTT. Com o cartão fidelidade, o passageiro tem direito a uma viagem grátis depois de fazer um determinado número de viagens pagas.

Ao se falar de tecnologia, é importante acentuar que, desde o início deste ano, os ônibus brasileiros operam com tecnologias que reduzem drasticamente as emissões de gases nocivos pelos motores. Assim, os veículos atendem integralmente as exigências da norma brasileira Proconve P7 (correspondente à Euro 5) e dão uma contribuição ainda mais significativa à defesa do meio ambiente.

ABRATI/Unibus RN

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