sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval: Uso do transporte coletivo pode evitar tragédias no trânsito

Campanhas para o uso de transporte público e táxi no Carnaval. Governo Federal e organizações não governamentais incentivam o uso de meios coletivos para que as pessoas que bebam não venham a dirigir e provocar tragédias.


Carnaval é época de folia, alegria e diversão, mas isso não impede que o cidadão tenha responsabilidades. Ao contrário, o senso de responsabilidade deve ser maior pelo crescimento de riscos.  Nas festas, em salões, ruas, avenidas, praças ou boates, o consumo de bebida alcoólica é maior, o que pode provocar riscos graves de acidentes de trânsito.

Este será o primeiro Carnaval com a “Lei Seca” mais rigorosa.  Agora, quem for pego no bafômetro com teor alcoólico entre 0,05 e 0,34 miligrama por ar expelido recebe multa de R$ 1915,40, tem a carteira apreendida e não pode seguir viagem.

Acima desses índices, o motorista será preso por crime de trânsito, respondem a processos criminais e ainda sofrem penalidades administrativas. No exame de sangue o índice deve ser zero.  E em todo o País, as fiscalizações devem ser mais intensas.

Mesmo com a nova lei seca, que diminui as taxas de tolerância para quantidade de álcool no organismo, muita gente ainda vai passar da conta e depois vai ao volante, podendo acabar com a própria vida e a vida de quem não teve nada a ver com a bebedeira deste tipo de motorista.

Por isso, além das punições, os investimentos são para conscientização.  Diversas esferas do poder público e organizações não governamentais já realizam campanhas para que as pessoas prefiram pular o Carnaval deixando o carro em casa.

Em diversas cidades, serviços de ônibus, metrô, trens e táxis serão reforçados.  Além disso, a boa e velha carona, com um motorista que não bebeu, também é uma opção. Mudar um pouco o caminho e ir de ônibus ou táxi pode evitar tragédias que mudam destinos inteiros ou mesmo que podem por um ponto final em diversas vidas.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog