sexta-feira, 16 de maio de 2014

Aplicativo auxilia pessoas com deficiência a usar ônibus



Os passageiros que têm alguma deficiência agora podem contar com um aplicativo para usar ônibus na Região Metropolitana do Recife a partir desta terça-feira (13). O Cittabus Acessibilidade, programa lançado pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco) em parceria com a empresa de tecnologia Cittati, utiliza um comando de voz para informar os usuários sobre as paradas de ônibus.

Através do dispositivo, o aplicativo vai listar todas as linhas que passam naquela parada e quando a linha de interesse for enunciada, o usuário deve tocar na tela para selecioná-la.A partir desta ação, o aplicativo vai fornecer informações de em quanto tempo a linha escolhida vai chegar ao local.

Desde fevereiro foi lançada uma versão do aplicativo, o Cittabus. O programa avisa quais veículos são adaptados para cadeirantes e já contabiliza 60 mil downloads somente na capital pernambucana. No Recife, dez empresas já possuem o cadastro no aplicativo: CRT, Itamaracá, Empresa Metropolitana, Cidade Alta, Rodotur, Pedrosa, Rodoviária Metropolitana e Caxangá, Transcol, São Judas Tadeu. No total, já são 70% da frota cadastrada, o que corresponde a 2.100 ônibus.

WIFI NAS PARADAS– A Urbana-PE e a Cittati lançam também o Wi-Fi nas Paradas, que vai disponibilizar internet gratuita em 10 pontos de ônibus no Recife. A internet poderá ser usada por 24 horas diariamente e não será preciso senha para efetuar login. Basta o usuário entrar na rede aberta intitulada de Cittabus e navegar. 


JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog