quarta-feira, 21 de maio de 2014

Wi-fi gratuita começa a funcionar em 10 paradas de ônibus

Créditos: Myrela Moura/Diário de Pernambuco

A partir desta terça-feira, dez paradas de ônibus do Recife se tornam pontos de inclusão digital. Uma parceria entre a Cittati, empresa que desenvolveu o aplicativo Cittabus, e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) está levando internet wi-fi gratuita às paradas. Com área de abrangência de cerca de 60 metros, o sinal conta com velocidade de sete megabytes por segundo (o equivalente à velocidade da internet 4G) e não tem restrição de senha.


Os pontos são de grande movimento na capital pernambucana, como os da Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Real Hospital Português, na Ilha do Leite. Os bairros das Graças, Aflitos e Parnamirim, na Zona Norte, também são contemplados nessa primeira fase.


“As paradas participantes estarão sinalizadas. Além de facilitar o download do aplicativo, a internet pode ser acessada para outros fins, como pesquisas e interação nas redes sociais”, explicou o gerente da Cittati, Carlos Sampaio. A internet pode ser usada 24 horas e não será necessário efetuar login. “Basta o usuário entrar na rede aberta Cittabus e navegar”, ressaltou o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira.


Testamos o wi-fi nas paradas de ônibus do Recife

Dez paradas de ônibus do Recife ganharam novo atrativo esta semana : internet de graça para os usuários das linhas. O serviço foi disponibilizado pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco) e a Cittati e oferece diariamente e durante 24 horas o wi-fi.


Veja também: Usuário já pode acessar a internet em parada de ônibus do Recife

Na internet com o nome Cittabus não é necessária nenhuma senha ou login para conseguir ter o acesso. O Pernambuco.com esteve nas paradas na manhã desta quarta-feira para avaliar as condições de conexão em cada uma delas.


Sete delas estavam funcionamento muito bem, com sinal forte e velocidade no carregamento das páginas. Apenas três apresentaram problemas de ausência de conexão ou sinal fraco, além de falta de sinalização da presença do wi-fi (veja a lista abaixo).


A telefonista Emiliane Betânia aprovou a iniciativa. “É uma boa iniciativa principalmente quando temos que usar a internet para alguma emergência', diz a telefonista”. “Só me preocupo com as medidas de segurança tomadas para que não aconteçam roubos”, completa.


Muitos Recifenses ainda não sabem do funcionamento da internet de graça e nem todas as paradas que aparecem na lista estão com a internet funcionando corretamente. O técnico aprendiz Jonas Lins não sabia que a parada em que estava na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Hospital Português, deveria oferecer o serviço. “Uma pena não estar funcionando aqui. É bom estar conectado enquanto esperamos um ônibus mais demorado”, lamentou.


As paradas que já receberam o wi-fi :


Sinal forte e conexão rápida, abrindo as páginas e janelas de forma eficaz. A parada é sinalizada sobre a presença da rede sem fio.


Avenida Agamenon Magalhães - Praça do Parque Amorim
Avenida Rui Barbosa - Em frente ao Colégio Damas
Avenida 17 de agosto - Em frente ao Burger King de Casa Forte
Avenida Rosa e Silva - Em frente ao Hospital Ulisses Pernambucano
Rua Bandeira Filho - Ao lado do Clube Português
Rua Joaquim Nabuco - Ao lado do Hospital Santa Joana
Largo da Paz - Praça do Largo da Paz


Sem conexão com a internet. A parada é sinalizada sobre a presença da rede sem fio.


Avenida Agamenon Magalhães - Em frente ao Hospital Português


Sem conexão com a internet e parada não sinalizada sobre a presença da rede sem fio


Avenida Agamenon Magalhães - Ao lado da Embratel


Sinal da internet fraco e parada não sinalizada sobre a presença da rede sem fio


Rua da Aurora - Em frente à Agência da Trabalho


Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog