terça-feira, 13 de maio de 2014

Rodoviários começam a escolher presidente do sindicato desde as 4h

Créditos: JC Imagem/Divulgação


Começou às 4h desta terça-feira (13) a eleição para a presidência do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco (STTREPE). Em 14 pontos da cidade, motoristas e cobradores de ônibus foram votar em um dos três candidatos, Patrício Magalhães (Chapa 1), Roberto Carlos Torres (Chapa 2) e Benílson Custódio da Silva (Chapa 3). Segundo o Ministério Público de Trabalho (MPT), nas primeiras horas da manhã, o pleito transcorreu com tranquilidade.

De acordo com o órgão, o dois únicos incidentes, na madrugada, tiveram relação com o fato de dois trabalhadores terem comparecidos ao local de votação sem o documento oficial com foto. Os rodoviários portavam apenas o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

“É imprescindível que os trabalhadores estejam com algum documento oficial com foto, para exercerem o direito de voto”, orientam os procuradores do Trabalho, José Laízio Pinto Júnior e Renato Saraiva, que já estiveram hoje pela manhã nas urnas localizadas nas garagens da Borborema e da Vera Cruz, empresas com o maior número de votantes, 671 e 453, respectivamente.

No pleito, três chapas disputam a representação da categoria, formada por, em média, 12 mil trabalhadores, pelos próximos 5 anos. Os 3.402 trabalhadores da categoria, aptos a votar, terão até a meia-noite desta terça (13). A apuração das urnas acontece logo na sequência.

RETROSPECTO - Em janeiro deste ano, a categoria entrou em conflito interno, devido a discordâncias relativas ao processo de convocação da eleição. Grupos de oposição acusavam o atual presidente Patrício Magalhães de manipular os prazos a fim de anular a criação de outras chapas concorrentes. Motoristas e cobradores chegaram a realizar uma forte paralisação no dia 31 de janeiro. Por sua vez, Patrício desqualifica as críticas oposicionistas, alegando estar em dia com o que manda a lesgislação sindical.

Frente a esse impasse, a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região interviu, dilatando os prazos para que outras chapas participassem e a eleição contentasse a categoria.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog