sábado, 10 de maio de 2014

Chassi O 500 da Mercedes-Benz assegura robustez e resistência ao primeiro ônibus articulado do mundo movido a baterias

Créditos: Mercedes-Benz/Divulgação


A Mercedes-Benz do Brasil – centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus e líder de mercado do segmento – tem presença muito importante numa experiência pioneira no País: o E-Bus, veículo montado sobre o chassi articulado O 500 UA de piso baixo. Este é o primeiro ônibus articulado do mundo totalmente elétrico, com 18 metros de comprimento e movido 100% a baterias, que encontra-se em fase de testes com passageiros na região Metropolitana de São Paulo.

“Nossa participação no E-Bus ressalta a versatilidade do chassi O 500 no transporte coletivo urbano, cuja qualidade, eficiência e rentabilidade já são amplamente reconhecidas em ônibus padron com carroçaria até 13,2 metros de comprimento, nos articulados de 18 metros e nos superarticulados de 23 metros para mais de 200 passageiros”, diz Ricardo Silva, diretor geral de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz. “Mais uma vez, estamos oferecendo uma solução eficaz para novas demandas dos nossos clientes”.

A versatilidade do chassi O 500 da Mercedes-Benz ganha mais evidência a partir do desenvolvimento, testes e utilização de trações e combustíveis alternativos ao diesel de petróleo. O foco é a redução de consumo e de emissão de poluentes, mantendo a rentabilidade do cliente, melhorando a qualidade do ar e preservando o meio ambiente.

Com base na competência, experiência e conhecimento de seu Centro de Desenvolvimento Tecnógico, a Mercedes-Benz é pioneira no uso de biodiesel e diesel de cana em veículos comerciais e vem realizando testes com o motor bicombustível Diesel+GNV em ônibus urbanos. Além disso, tem parcerias bem sucedidas com a Eletra em veículos como o HíbridoBR, o trólebus e, agora, o E-Bus.
De acordo com Ricardo Silva, o desenvolvimento do E-Bus a partir do chassi O 500 articulado reforça também a presença da Mercedes-Benz na geração de soluções para a mobilidade urbana. “Este modelo de veículo, juntamente com o superaticulado O 500, tem se mostrado ideal para os corredores exclusivos e o BRT (Bus Rapid Transit), sistemas em expansão no Brasil, especialmente em cidades de médio e grande porte e nas capitais que serão sedes da Copa do Mundo deste ano e das Olimpíadas de 2016”, diz ele.

O E-Bus é fruto de parceria da Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, com a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corporation. Com carroçaria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo é equipado com ar condicionado e tem capacidade para 150 passageiros.

Chassis O 500 são reconhecidos pela durabilidade e elevado conforto
Os chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz foram desenvolvidos para as operações severas do transporte coletivo urbano de alta demanda, que se caracterizam pelo intenso ritmo de anda-e-para. Graças a sua elevada robustez e resistência, eles asseguram durabilidade e longa vida útil. Estes atributos são fundamentais para um veículo como o E-Bus, especialmente pelo aumento de peso do ônibus devido à introdução das 14 baterias do sistema de tração.

Diferencial da linha O 500 no mercado, o sistema de suspensão totalmente pneumático proporciona um excelente nível de conforto a bordo, garantindo a satisfação do motorista e dos passageiros. A linha O 500 propicia mais vantagens para os clientes. Seu sistema eletrônico sofisticado está equipado com um painel de instrumentos que interage com todos os módulos eletrônicos do chassi, através da rede CAN. Isso possibilita a visualização de várias informações importantes de funcionamento do veículo por meio do sistema de diagnose “on board”.

Mercedes-Benz lidera as vendas de articulados no Brasil
A Mercedes-Benz lidera amplamente as vendas desse subsegmento de ônibus. Em 2013, entre articulados e superarticulados da linha O 500, foram emplacadas mais de 350 unidades no País, o que significa uma participação superior a 90% do mercado total. A Mercedes-Benz oferece quatro opções de escolha para clientes desse subsegmento de ônibus: os articulados O 500 MA e UA (piso baixo) e os superarticulados O 500 MDA e UDA (piso baixo).

Os modelos O 500 UA e UDA são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA são adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os chassis articulados Mercedes-Benz são indicados para corredores exclusivos e BRT, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.

Mercedes-Benz

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