quinta-feira, 5 de abril de 2012

Em PE, movimento de passageiros no TIP deve aumentar mais de 100%

Expectativa é de que 8 mil pessoas passem pelo terminal, no Recife. TIP orienta passageiros a comprarem passagens antecipadamente.

Créditos: Guto de Castro/Acervo


A direção do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Recife, estima que, até a noite desta quinta-feira (05), 8 mil pessoas passem pelo local, em direção ao interior de Pernambuco ou a estados vizinhos, para a viagem no feriadão da Semana Santa. Em dias normais, o movimento é de 3 mil passageiros, diariamente.

Na tarde desta quinta-feira (5), o movimento começou a ficar mais intenso, principalmente em direção a estados do Nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Segundo o diretor do TIP, Newton Fialho, isso é uma tendência que se confirma ao longo dos anos. “Hoje está tendo uma movimentação diferente, porque o embarque interestadual normalmente é antecipado. Amanhã vai inverter, haverá mais embarques intermunicipais, porque são pessoas que vão para destinos mais próximos”, comentou.

Cerca de 300 viagens marcadas são realizadas a partir do TIP, por dia. Nesta quinta, 110 horários extras já tinham sido estabelecidos pelas empresas de transporte, podendo a chegar a 150 viagens a mais. Devido à movimentação, a orientação para os passageiros é que comprem as passagens antecipadamente. “Isso ajuda as empresas a se programarem, a abrir horários extras. A gente pede que as pessoas cheguem, no mínimo, com 1 hora de antecedência, já munido com a passagem”, disse Fialho.

Outra orientação é comprar logo a passagem da volta, caso a pessoa saiba o dia, para evitar filas. As empresas de ônibus já estão disponibilizando o serviço da compra do bilhete pela internet. O TIP também oferece o serviço de compra pelo telefone, através do Disk Rodoviária (3452-1211), onde o passageiro pode receber a passagem em casa.

Bagagens

Quando o passageiro paga o valor da passagem, ele ganha o direito de transportar até 30 kg de bagagem no bagageiro do ônibus. No porta-embrulhos, que fica acima das cadeiras, o passageiro pode colocar até 5 kg de bagagens, desde que não comprometa a segurança e o conforto das pessoas que estão no ônibus. Se o peso de malas e pacotes for maior que esses limites, a empresa pode cobrar pelo excesso. É proibido o transporte de materiais considerados perigosos, como explosivos e produtos corrosivos.

Menores
Crianças de até 5 anos podem viajar de graça nos ônibus interestaduais e intermunicipais, desde que não ocupem uma cadeira – elas devem fazer a viagem no colo do adulto pelo qual estão acompanhadas. Pais que viajam com crianças de 12 anos ou menos devem apresentar a certidão de nascimento dos filhos na hora do embarque. É preciso uma autorização do juizado para que menores de 12 anos ou menos viajem com parentes que não sejam o pai e mãe. Para isso, é preciso procurar os cartórios das varas da criança e do adolescente.

Adolescentes a partir de 13 anos podem viajar com tios e avós sem precisar de autorização especial, bastando apresentar a certidão de nascimento e um documento de identidade do adulto.


G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog