sábado, 14 de abril de 2012

Mascarello atinge produção de 13 mil ônibus

Encarroçadora tem o maior volume de veículos urbanos e micros. Setor de Rodoviários é mercado que empresa ainda precisa crescer
Mascarello comemora produção do ônibus de número 13 mil. Companhia, fundada em 2003, registra participação significativa no mercado. Destaque para o segmento de urbanos, cujas vendas representam a maior parte do que é comercializado pela encarroçadora. Créditos: Mascarello/Divulgação.

A fabricante de carrocerias Mascrello anunciou que produziu sua carroceria de número 13000. A empresa, fundada em 2003, em Cascavel, no Paraná, quando a família responsável saiu da sociedade de outra companhia do setor, a Comil, registrou crescimento em diversos segmentos de ônibus.

Mas o destaque da empresa são os veículos urbanos. De acordo com a Fabus, Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Mascarello fez 340 carrocerias. Destas, 141 foram modelos urbanos, 90 foram rodoviários, 70 intermunicipais e 39 micro-ônibus.

Entre todas as carrocerias produzidas no primeiro bimestre deste ano, de acordo com balanço da Fabus, o número chega a 5307 unidades, dos mais diversos segmentos. Se os urbanos são destaque na Mascarello, significa dizer que o modelo responsável pela participação maior da encarroçadora no mercado é o Gran Via.

Apenas para o Grupo Paschoalin foram entregues 539 unidades. O valor das carrocerias, mais em conta que modelos semelhantes, com uma qualidade que evoluiu desde o início das atividades da fabricante, e o razoável prazo para entrega têm despertado o interesse de frotistas, muitos que por conta de licitações ou mesmo obrigações do poder público têm de trocar os veículos com mais agilidade, ainda mais agora em época de eleição municipal.

Várias fabricantes de carrocerias, já esperando o aquecimento do mercado de ônibus urbanos com mais tecnologia e acessibilidade, para serviços em corredores especiais, do tipo BRT – Bus Rapid Transit, têm lançado modelos específicos para estas aplicações.

Muitos sistemas de BRT fazem parte das obras de mobilidade previstas para as cidades que vão sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que vão ser realizadas no Rio de Janeiro. A Neobus já lançou o modelo Mega BRT, presente em vários sistemas, como de Goiânia e Curitiba. A Marcopolo começou a comercializar o Viale BRT. A Comil lançou o Svelto Piso Baixo. A Caio fez discretas alterações no Millennium, modelo da marca mais indicado para corredores exclusivos para ônibus.
A Mascarello não deve ficar para trás e promete lançar um modelo voltado para sistemas BRT – Bus Rapid Transit.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog