quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Assembleia dos trabalhadores de refinaria termina em tumulto em PE

Manifestantes jogaram pedras, incediaram ônibus e fecharam vias. Grupo grevista não aceita a volta ao trabalho, determinada para quinta (9). 

A assembleia realizada pelos operários das obras da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Grande Recife, acabou em confusão na manhã desta quarta-feira (8). A reunião, promovida Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem (Sintepav-PE), foi realizada para comunicar aos trabalhadores da decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região, que decretou a abusividade da greve na terça-feira (7), e o retorno ao trabalho na quinta (9). Revoltado, um grupo promoveu confusões na área da Refinaria.

Segundo o Sintepav, ao final da assembleia, quando os representantes saíam do trio elétrico utilizado para passar as informações, o grupo revoltado começou a jogar pedras no veículo e nas pessoas. A Polícia Militar (PM), que confirmou a confusão, foi até Suape para tentar conter o tumulto, com o Batalhão de Choque e a Rádio Patrulha. A PM contou que operários que não gostaram do resultado da reunião começaram a depredar e jogar pedras nos ônibus e em tudo o que era encontrado pela frente.

O Corpo de Bombeiros informou que cerca de seis ônibus foram incendiados e que vias foram fechados no entorno com Complexo Portuário. Os trabalhadores contam que há pessoas feridas no local e que os policiais teriam utilizado balas de borracha e bombas de efeito moral, o que não foi confirmado pela PM. Segundo a polícia, dois homens foram detidos e serão levados para a delegacia por depredação.

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) informou que o trânsito na rodovia PE-60, no Cabo de Santo Agostinho, está muito complicado. O engarrafamento está chegando às proximidades do Shopping Costa Dourada, no sentido Cabo-Ipojuca. A PM contou que a situação já estaria controlada, mas a polícia continua no local.

O Sintepav comunicou que a confusão foi promovida por uma minoria, que não representa os trabalhadores de Suape. O sindicato contou ainda que a maioria entendeu a decisão do TRT e deve voltar a trabalhar normalmente na quinta-feira (9).

A greve
A paralisação foi iniciada no dia 1° de agosto, dias após o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), que representa os patrões, assinar um acordo com Sintepav-PE.

Em uma assembleia realizada no dia 27 de julho, sindicato e trabalhadores teriam acertado um aumento salarial de 10,25%, com cesta básica de R$ 260 e equiparação salarial entre os operários das diferentes empresas que atuam em Suape.

Como parte dos trabalhadores se mostrou descontente com o acordo, apenas alguns dias depois, e devido às dificuldades para uma nova negociação, o Sinicon encaminhou à Justiça o pedido de abusividade da greve, que foi acatado pelo TRT.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog