segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Gabriela: A carroceria mais famosa do país

 Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Pesquisa e Catalogação: Guto de Castro

Grande sucesso nacional destinado para o segmento de carrocerias urbanas, a Caio teve a felicidade de produzir uma carroceria de grande aceitação nacional, denominada Gabriela. Lançada em 1974 e última versão a ser produzida na fábrica de Guaiaúna no bairro da Penha, SP, ainda é possível rodar pelo Brasil e observar algum Gabriela rodando por aí, muito longe de se aposentar. Inicialmente construído em estrutura de ferro, o Gabriela vem suprir um mercado em expansão e modernização imposto pelo grande fluxo das cidades e capitais brasileiras.

Idealizado por Luís Massa e sua brilhante equipe de projetistas, a carroceria ganhou facilmente a preferência pelas empresas urbanas brasileiras. Com traços do antecessor Bela Vista, a unanimidade foi conquistada pelo baixo custo de manutenção da própria carroceria. Toda empresa brasileira em seus primórdios teve um Gabriela em sua frota. Tinha uma forte caracterísica: vidros panorâmicos e opções como poltronas estofadas e fiberglass.

Revestida em chapas de alumínio, o modelo ainda tinha como opção a versão alumínio, diferenciando o mercado como o Rio de Janeiro, João Pessoa e cidades litorâneas. De toda a produção da Caio, o Gabriela correspondeu a 75 % do total de carrocerias produzidas dentro da fábrica paulistana. 


InBus Transport/Ônibus Paraibanos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog