sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Comil consegue recertificação de qualidade ISO 9001

Comil conquista recertificação 9001. Título, que não é um prêmio, mas um certificado baseado em normas internacionais de qualidade, é dado a empresas que investem em gestão de recursos e processos.


Créditos: Guto de Castro/Acervo

A certificação 9001 é entregue a empresas que adotam ações de melhoria na gestão e na qualidade de seus serviços e tem como base padrões internacionais de eficiência, condução de negócios, organização e atuação no mercado.

A partir do momento que uma empresa consegue a certificação, após passar por uma rigorosa análise e atender uma série de quesitos, são feitas avaliações anuais e a cada três ciclos a companhia pode ou não ser recertificada.

E foi o que ocorreu com a Comil, encarroçadora de ônibus com sede em Erechim, no Rio Grande do Sul.
A empresa, que deve no ano que vem inaugurar mais uma planta só que na cidade de Lorena, no Interior Paulista, conseguiu agora em 2012 a recertificação ISO 9001. A primeira conquista foi no ano de 2008.
Um dos pontos principais para a empresa ser reconhecida é ter um plano de padronização de sistemas e organização para melhorar a qualidade dos serviços e processos.

Em julho, a Comil reuniu os funcionários, criando o mês da Qualidade, para mostrar a importância da excelência nos produtos, de um ambiente de trabalho bem organizado, da colaboração entre todos os setores da empresa, organizou palestras sobre motivação, descarte correto de materiais que não mais servem para uso além de atividades como passeio da diretoria pela fábrica, mutirão de limpeza e apresentações teatrais.

A empresa que exporta para mais de 30 países, tem 25 anos, e em 2011 foi considerada a fábrica de carrocerias que teve maior crescimento do setor: 27% passado de 3,2 mil unidades para 4,1 mil unidades.
Neste ano, por conta da retração do mercado, provocada pelas antecipações de renovação de frota por parte dos empresários que queriam em 2011 aproveitar os preços menores antes da entrada em vigor dos novos padrões de emissão de poluentes, a Comil não descarta uma queda no volume de produção, mas não no faturamento. Isso se deve aos bons números da linha de rodoviários Campione, que possui um maior valor agregado.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog