segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Ônibus do Ano 2013

Citaro é o Ônibus do ano de 2013, segundo júri internacional. Modelo incorpora várias tecnologias para conseguir as metas mais rígidas de redução de emissão de poluentes previstas no Euro VI.

Créditos: Adamo Bazani/Blog Ponto de Ônibus

Um júri internacional elegeu o Citaro, modelo mundial de ônibus da Mercedes Benz, como o Ônibus do Ano de 2013.  A premiação levou em conta diversos fatores, como desempenho, economia, redução de emissão de poluentes, design e conforto.

O Citaro já atende às novas normas de redução de emissão de poluentes da Europa Euro VI que são bem mais rigorosas que as normas Euro V, as quais o Brasil começou a ter como referência este ano. No Brasil, há duas opções de tecnologia para seguir os limites de emissão de poluentes: a redução catalítica seletiva, que usa no sistema de escape um fluido a base de uréia, e a de recirculação de gases.

A Europa tem adotado mais de uma tecnologia ao mesmo tempo nos modelos para conseguir atender às novas exigências. Com o Citaro não foi diferente. Ele usa o ARLA 32, que é o fluido injetado no sistema de redução catalítica seletiva, a recirculação de gases, e outros itens como um filtro de particulado de loop. Assim também fazem parte do conjunto, um conversor catalítico de oxidação e um sistema de recirculação de gás de escapamento.

O ônibus venceu na votação até mesmo de modelos elétricos híbridos. Os motores do Citaro podem ser OM 936, de 7,7 litros e OM 470 de 10,7 litros.

SISTEMA APROVEITA ENERGIA:
Outro destaque no Citaro é que o ônibus é dotado de um sistema que consegue gerar energia. Segundo a Mercedes Benz, há um módulo de recuperação de 24 volts, no qual a energia produzida sem qualquer despesa pelo alternador, durante fases de sobrecarga, é armazenada em capacitores com camada dupla, conhecidos como supercaps, que o ônibus pode, então, utilizar como fonte adicional de energia, durante a fase de aceleração.

Adequações na carroceria também ajudam a reduzir o consumo. A economia de combustível, segundo a montadora alemã, pode chegar até 5%. O design, modernizado, também foi outro fator que contribuiu para o Citaro ser o Ônibus do Ano de 2013.

A carroceria é 30 milímetros mais longa. Por dentro, um sistema de iluminação com led, logo nas portas, também deixa o ambiente mais agradável. Quanto à segurança, o ônibus possui materiais mais leves e resistentes, além de uma área de “sobrevivência”, que aumenta a segurança do motorista em seu habitáculo maior, principalmente em caso de tombamento.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog