quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Grande Recife participa do seminário "Mobilidade Urbana Intercâmbio Brasil – Canadá"



O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, participou do seminário “Mobilidade Urbana Intercâmbio Brasil – Canadá”, na manhã dessa quarta-feira (30), no prédio da Associação Comercial, na Praça Rio Branco, Bairro do Recife. Participaram do seminário representantes de empresas no setor de transporte público canadense, do governo estadual, municípios, órgãos públicos e empresários do setor de transporte público.

Nelson Menezes palestrou sobre o que vem sendo realizado na área de mobilidade urbana para o Estado, e o que está sendo feito para a melhoria do transporte público para a Copa do Mundo 2014, que terá Pernambuco como um dos estados sedes.

Foram apresentados os principais projetos que estão em fase de andamento para dar celeridade às obras nos terminais integrados e como serão as mudanças no transporte público para facilitar a locomoção dos passageiros, como: corredores exclusivos para ônibus; veículos com ar-condicionado; estações climatizadas em nível, novos terminais, e a Central de Monitoramento por GPS, proporcionando aos usuários um serviço de painéis, nos terminais e paradas, com os horários de chegada e saída dos coletivos em toda a RMR.

O presidente também falou sobre os 10 novos TI´s que estão sendo construídos e que serão entregues até o final de 2012. “Estamos buscando a ampliação do Sistema Estrutural Integrado (SEI), para proporcionar aos usuários vários deslocamentos, com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido”, disse Nelson.

Além disso, também foi apresentado o projeto “navegabilidade”, de responsabilidade da Secretaria das Cidades, que visa fazer o transporte de passageiros de forma fluvial, aproveitando os rios para desafogar o trânsito da cidade.

Após a palestra, foram apresentados alguns projetos de empresas canadenses, sobre o modelo de gestão utilizado naquele país. De acordo com o responsável pelo escritório comercial do governo do Canadá, Tim Hopkins, o principal desafio é trazer as empresas canadenses para a região nordeste do Brasil. “Existem muitas oportunidades de negócio no país e chances de desenvolvimento. O Brasil está crescendo muito e precisa de ajuda para o desenvolvimento no setor.”, destacou.

Ainda segundo Hopkins, o grande desafio no Estado é que os ônibus cumpram os horários previstos e passem nas paradas nas horas certas. Segundo ele, no Canadá, os serviços de transporte público não deixam a desejar e os ônibus passam nos horários previstos, passando confiabilidade para o usuário.
GRCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog