segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Metrô do Recife transportou 11 milhões de passageiros a mais em 2014

Créditos: CBN Recife/Acervo


O metrô do Recife transportou, entre novembro do ano passado e deste ano, cerca de 11 milhões de passageiros a mais. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou ontem o balanço das atividades deste ano. Em compensação, o órgão disse que ainda não há previsão para retomar o serviço das estações Camaragibe e Cosme e Damião, paradas há cinco dias.


Na linha sul, em 2013, andaram cerca de 24 milhões de pessoas. Neste ano, o número cresceu para 30 milhões de passageiros, ou seja, 25% a mais. A linha centro levou 5 milhões de pessoas a mais, aumento de 8%. O tempo de espera na linha diminuiu de nove minutos para seis.


“O hábito das pessoas que vivem na área da linha sul está mudando, elas tão andando mais de metrô. Além disso, aumentamos de sete para nove o número de trens em horário de pico”, justificou o gerente de Comunicação da CBTU, Salvino Gomes.


Segundo ele, a Copa contou, mas não foi determinante. “Por que foram apenas cinco jogos e muitas pessoas não trabalharam nesses dias.” Até o fim de 2015, o órgão pretende concluir as obras da linha sul diesel, que faz o transporte entre o Cabo e Cajueiro Seco com VLT.


As duas estações que estão sem receber trens pararam desde o apagão da última quarta-feira (17), quando um cabo de transmissão da subestação da Chesf rompeu e atingiu a fiação aérea do metrô, que passa por cima dos trens. Outras três estações (Alto do Céu, Curado e Rodoviária do Metrô do Recife) tiveram o serviço reestabelecido no sábado (20).


“Foi uma sobrecarga de 230 mil volts, muito acima do que sustentamos. Os técnicos estão trabalhando e já reestabeleceram a parte de energia, mas a sinalização ainda não foi normalizada”, afirmou Salvino.


Com as interrupções, cerca de 50 mil pessoas foram efetadas. O Grande Recife Consórcio de Transportes montou um esquema para os passageiros. Os usuários devem ir até a estação rodoviária e pegar um ônibus para Camaragibe. A linha TI Camaragibe/TI TIP atende os passageiros que vão para Camaragibe. Também houve reforço nas linhas BRT Camaragibe (Centro) e TI TIP (Cond. da Boa Vista).

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog