sábado, 6 de dezembro de 2014

PE-15: pouca modernidade no Terminal Integrado mais antigo da Região Metropolitana

Créditos: Lorena Barros/JC Imagem


Considerado o Terminal Integrado mais antigo em funcionamento, o PE-15 faz parte da rotina de muitos passageiros da Região Metropolitana do Recife. Localizado em Olinda, na rodovia estadual da PE-15, o terminal opera com 12 linhas , tendo duas delas (PE-15/Boa Viagem e PE-15/Afogados) as maiores frotas da RMR, e realiza mais de 1.500 viagens, atendendo a 39 mil usuários diariamente. Com quase 23 anos, poucas marcas de modernidade são notadas no terminal que, segundo alguns passageiros, não apresenta mudanças significativas há muito tempo.

As diversas obras de reparo do lado de fora do terminal denunciam os danos que o tempo causou à estrutura da integração. Os monitores de TV, sinais de modernidade que deveriam informar os horários de saída dos ônibus, não funcionam e um dos dois banheiros femininos do local está em manutenção. A saída dos BRT’s é uma das poucas marcas atuais presenciadas pelos passageiros que utilizam o local todos os dias.

O estudante Josemir Correia, 21 anos, não era nascido no ano em que o terminal foi inaugurado, mas utiliza a integração da PE-15 há mais de cinco anos. Para ele, o terminal não mudou durante esse tempo: “outros terminais integrados foram construidos, inclusive o T.I Pelópidas, que é muito perto da PE-15, mas o terminal permaneceu inalterado. Isso é preocupante, afinal, a demanda só aumenta e algumas filas não suportam tantas pessoas e precisam ser improvisadas com cavaletes”.

A vendedora Zuleica Santos, de 30 anos, utiliza o terminal há seis e afirma que a única grande mudança que notou durante esse tempo foi o aumento da desorganização nas filas do local. Ela afirma, ainda, que o maior incômodo enfrentado pelos passageiros é o mau cheiro dos banheiros.

O Consórcio Grande Recife foi procurado pela equipe do JC Trânsito para informar sobre possíveis planejamentos para o TI e sobre as obras no local. Segundo o consórcio, as manutenções são realizadas de acordo com a necessidade dos Terminais Integrados e atualmente a manutenção do banheiro, construção da caixa de gordura – equipamento que evita o entupimento doe esgoto no local - e a reforma de parte do muro estão sendo realizadas. Não há previsão para o fim destas obras. O consórcio afirmou, ainda, que um projeto para a reconstrução do TI PE-15 está em fase de elaboração, e as obras tem previsão de serem iniciadas no segundo semestre de 2015.

NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog