terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Fiscalização na faixa azul

Créditos: Blog do Jamildo/Reprodução


A invasão de veículos particulares nos corredores viários onde existe a Faixa Azul, destinada exclusivamente para o tráfego do transporte público, será coibida. A instalação de 200 câmeras de fiscalização eletrônica nas vias começa em fevereiro do próximo ano. O primeiro dos 13 corredores de ônibus do Recife a receber o equipamento será a avenida Mascarenhas de Morais. Orçado em R$ 17 milhões, o projeto foi licitado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e será implantado pela empresa pernambucana Serttel, que já possui os contratos da rede de semáforos e dos orientadores de trânsito da Capital. A Faixa Azul funciona de segunda a sexta das 6h às 22h.

Pelo cronograma da CTTU, os equipamentos serão instalados primeiro nos corredores onde já existem a faixa exclusiva - além da Mascarenhas de Moraes, a rua Cosme Viana, em Afogados, e a Herculano Bandeira e Domingos Ferreira, que cortam os bairros do Pina e Boa Viagem, totalizando 21,4 km. Na sequência, a primeira via a receber a intervenção, já com os aparelhos de fiscalização eletrônica, será a avenida Recife. Além das faixas azuis, o contrato vai incluir a faixa segregada do sistema de transporte Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Caxangá. Até o final de 2015, a previsão é implantar 60 km de pistas exclusivas para coletivos.

Velocidade
Iniciada em dezembro de 2013, o projeto da Faixa Azul, já beneficiou os corredores onde foram implantados, reduzindo o tempo de viagem e aumentando a velocidade dos veículos. Na avenida Domingos Ferreira o corredor para os coletivos foi implantado em junho. Pouco tempo depois, a velocidade dos ônibus já havia aumentado em aproximadamente 50%, passando de uma média de 11 km/h para 16,5 km/h.

Porém, por falta de uma fiscalização efetiva por parte de agentes de trânsito, muitos carros ainda continuam a circular pelo corredor destinado aos coletivos. “Houve sim uma melhora grande na espera do ônibus e no tempo gasto até a Cidade, mas muitos carros ainda insistem em passar na Faixa Azul”, lamentou a doméstica Maria Josefa Costa, 63 anos. Opinião compartilhada pelo autônomo Fábio Felix, 35 anos. “Se existisse uma fiscalização contínua o benefício seria muito maior”, pontuou.

Para tentar coibir a invasão dos carros na pista dos coletivos, a CTTU atuava com a fiscalização realizada por agentes de trânsito. De janeiro até o início deste mês foram registradas 3,3 mil multas. A infração é considerada leve, no valor de R$ 53,20, além do condutor receber 3 pontos na Carteira de Habilitação. Por nota, a Companhia informou que o monitoramento eletrônica da Faixa Azul será importante para intensificar e otimizar o trabalho de fiscalização que é realizado nas vias.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog