terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Prefeitura de Jaboatão anuncia ações para regular o transporte público

Créditos: Lorena Barros/JC Trânsito


Depois de um grave acidente com micro-ônibus, que matou uma pessoa e deixou 25 feridos em Pontezinha, Jaboatão dos Guararapes, na tarde da última quarta-feira (10), a prefeitura da cidade anunciou, na manhã da quinta-feira (11), as ações que há alguns meses vêm sendo estudadas e serão implementadas para regular o transporte por Veículos de Pequeno Porte (VPPs) no município.

Segundo o Secretário Executivo de Mobilidade, Werner Brito, cerca de 2,5 milhões de pessoas utilizam o sistema de transporte de Jaboatão dos Guararapes. Destas, 75% utilizam os micro-ônibus e kombis que circulam na cidade. No mês de novembro, uma fiscalização foi realizada nos VPPs. Nela, constatou-se que 56% dos condutores dos veículos não eram cadastrados na Secretaria de Mobilidade - este era o caso do motorista do ônibus envolvido no acidente em Pontezinha, que morreu - e apenas 11% dos veículos eram dirigidos pelos seus permissionários.

Na fiscalização também foram apontadas irregularidades como o desrespeito às leis de trânsito, cobrança de passagem mais cara por falta de troco, transporte irregular de volumes, permanência no ônibus por mais tempo do que o devido nas paradas e até mesmo o abastecimento do veículo com passageiros dentro, o que é proibido.

Os dados referentes à idade da frota de ônibus também são alarmantes: segundo o secretário, 46% da frota está circulando a mais tempo do que o exigido pela prefeitura, de no máximo oito anos (esse também era o caso do ônibus envolvido no acidente). Porém a retirada desses veículos de circulação não era viável por conta da quantidade de pessoas que dependem desse transporte diariamente. Para a resolução desse problema, um consenso foi feito com o Ministério Público para que os veículos com mais de oito anos ganhassem uma permissão para circular por mais oito meses - tempo suficiente para a licitação de novas concessões - mediante apresentação de laudo do Detran.

Segundo o secretário, para resolver esses problemas, o governo tomará medidas específicas, entre elas: apresentar o resultado da fiscalização e da pesquisa realizada com mais de 600 passageiros ao Ministério Público, continuar concedendo a renovação da licença dos veículos (mediante a apresentação do laudo) e contratar uma empresa especializada para definir uma nova rede de transportes.

NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog