domingo, 15 de junho de 2014

BRT e metrô funcionam na volta para casa, mas turistas sofrem com falta de informação

Créditos: Paulo Paiva/Diário de Pernambuco


O retorno dos torcedores pelo sistema de transporte público disponibilizado na Arena Pernambuco está funcionando de forma satisfatória. Os torcedores que foram assistir ao jogo entre Costa do Marfim e Japão estão saindo gradualmente do estádio e se dirigindo para pegar o BRT ou para os ônibus que levam à estação do metrô Cosme Damião. A Costa do Marfim venceu o Japão por 2 x 1.


No BRT, 48 veículos fazem o deslocamento entre o estádio e a estação Guararapes. Segundo o repórter Ed Wanderley, que segue num dos veículos, todos os torcedores devem sair do estádio em no máximo duas horas. As pessoas começaram a sair entre 10 e 15 minutos antes de a partida terminar, gradualmente. Não houve tumulto e os ônibus, apesar de cheios, não estão superlotados. Foram divididas três plataformas para embarque.


Os torcedores seguem em clima de confraternização e muita gente preferiu esperar o próximo ônibus, para seguir sentada durante o percurso. A chuva intensa fez os vendedores de capas lucrarem. Cada uma foi vendida por preços que variaram entre R$ 10 e R$ 20.


Ainda no processo de ida para a Arena Pernambuco, antes do jogo, teria acontecido um protesto na Av. Caxangá, no caminho do BRT, mas que foi rapidamente desmobilizado pela CTTU e pelos bombeiros. Pneus chegaram a ser queimados na avenida, mas o fogo foi rapidamente apagado e não atrapalhou o percurso.


Metrô
Os torcedores que optaram pelo metrô também estão encontrando tranquilidade para seguir de volta para casa. Foram disponibilizados 65 ônibus para transportar as pessoas da Arena Pernambuco para a estação Cosme Damião e o fluxo é constante e sem tumulto. Assim que um ônibus fica cheio, outro vem logo em seguida para pegar mais gente.


A expectativa é que 18.500 pessoas utilizem o metrô – número bem menor do que os cerca de 30 mil que utilizaram o meio de transporte na Copa das Confederações. A diversidade de transportes está facilitando o retorno para casa e os vagões estão cheios, mas não estão lotados.


Dificuldades
Uma dificuldade encontrada pelos torcedores estrangeiros no retorno para casa é a falta de pessoas que falem inglês nas estações de metrô. Se na ida, o esquema foi eficiente; na volta, alguns turistas estão um pouco desorientados, sem saberem a quem pedir informações.


Os ônibus estão nos horários de bacurau e os turistas estão sem conseguir retornar para casa porque estão sem informações de como conseguir o transporte complementar. Alguns estão caminhando pelas ruas do centro, na tentativa de encontrar táxis.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog