terça-feira, 3 de junho de 2014

Petrolina: Com retorno do conselho, moradores aguardam melhorias no transporte

Créditos: Mizaella França/Acervo

Já está marcada a segunda reunião do Conselho Municipal de Transportes de Petrolina, Sertão pernambucano. Na ocasião, 10 membros vão se reunir, visando elaborar políticas públicas de transporte para o município. O encontro será no 16 de junho, na sede da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPPTC), que fica na Avenida da Integração, 1202, centro de cidade.

O conselho foi reativado através do decreto nº 34 do dia 26 de março de 2014 e entrou em vigor na semana passada na cidade. A primeira reunião aconteceu no dia 22 de maio, onde houve a apresentação dos conselheiros, foram discutidos alguns ofícios e a comissão para elaboração do regimento interno foi eleita.

A estudante universitária, Dayane Késia Alves, de 21 anos, utiliza os serviços de transporte diariamente da cidade e encontra dificuldades. “O transporte público em Petrolina está um caos. Muitas vezes volto à noite das aulas e não encontro ônibus após as 22h e tenho que pagar táxi. São constantes os atrasos e já fiquei duas horas esperando o ônibus”, relata.


Para Dayane, a volta do conselho é um passo importante para a chegada de melhorias. “O conselho vai levar as reivindicações da população. É importante ter um órgão que pense o sistema de transporte da cidade. Eu quero participar das reuniões e falar das dificuldades que passo, enquanto estudante. Vamos pensar junto como mudar a situação”, conta.


Segundo o diretor-presidente da EPTTC, que é um dos membros do conselho, Paulo Valgueiro, serão discutidas propostas em relação ao trânsito e o transporte coletivo do município. “A prioridade é melhoria do sistema de transporte público a partir das decisões de todo o colegiado”, frisa.

Créditos: Blog do Francisco Ferreira/Acervo

Valgueiro acredita que algumas questões vão ganhar destaque nas reuniões do conselho. “A questão de idade e qualidade da frota e o valor da tarifa serão o maior embate”, ressalta.


Entre os conselheiros estão os representantes do Sindicato das Empresas de Petrolina, da Associações e Sindicatos Comerciais do Município, do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (SINTTROP), da Federação das Associações do Município (Feamupe) e União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe). Além dos nomes públicos indicados pelo prefeito da cidade, que são os representantes da EPTTC, da superintendência de transporte, da Procuradoria Geral de Município, da Câmara de Veradores e da Secretaria de Infraestrutura.

G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog