sexta-feira, 25 de julho de 2014

Após protesto, TI da Macaxeira ganha reforço de ônibus

Créditos: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Cinco linhas de ônibus que circulam no Terminal Integrado (TI) da Macaxeira, no bairro da Guabiraba, na Zona Norte, receberam desde a última quinta-feira um reforço de sete coletivos. O TI também passa a ter 12 facilitadores de acesso, que vão auxiliar o embarque e desembarque das 60 mil pessoas que passam pelo local diariamente, mais fiscalização e a presença do Batalhão de Trânsito. As medidas foram definidas ontem em reunião do Grande Recife Consórcio de Transportes com representantes dos usuários, após mais um protesto contra o atraso dos ônibus.


A manifestação no terminal começou por volta das 6h, quando usuários se sentaram no chão e fecharam a entrada e a saída dos coletivos. Centenas de pessoas se aglomeraram e longas filas de ônibus se formaram, causando congestionamentos na Avenida Norte e BR-101, vias que dão acesso ao terminal. “Eu cheguei cedo para ir ao trabalho e não sei que horas vou chegar lá. O jeito é esperar”, disse a usuária Viviane Félix. Insatisfeitos com a demora entre os intervalos das viagens, os usuários pediam o aumento da frota, que hoje é de 153 veículos.


O ato terminou no fim da manhã, com a chegada da Tropa de Choque da Polícia Militar, que precisou lançar bombas de efeito moral e disparar tiros de borracha para dispersar os manifestantes. O pintor Davison Paiva foi atingido por uma bala de borracha na altura do pescoço e um homem identificado como Ricardo Souza foi preso. Segundo a PM, o manifestante detido estaria atirando pedras em um ônibus. Ele prestou depoimento na Delegacia de Casa Amarela e foi liberado.


O Grande Recife Consórcio informou que os atrasos são causados pelos engarrafamentos na BR-101 e na Avenida Norte. O terminal é um dos mais antigos e movimentados do sistema. Construído em 1992, recebe coletivos do Centro, de Camaragibe e de Igarassu.


Problemas no TI da Macaxeira não são novidade. Só em fevereiro deste ano foram dois protestos. No primeiro, no dia 12, os usuários reclamavam do atraso na linha 645 (Avenida Norte/ Macaxeira). Foram quase cinco horas de manifestação. No dia 25, eles reivindicavam, em mais um ato, o aumento do efetivo dos fiscais, a mudança nos horários e o reforço das linhas.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog