terça-feira, 29 de julho de 2014

Programa Mobilidade Volvo promove discussão sobre qualidade no transporte

Créditos: Volvo/Divulgação

A Volvo Bus Latin America iniciou, este ano, um trabalho para identificar e discutir as necessidades de transporte das cidades. Chamado de Programa Mobilidade Volvo (PMV), o projeto tem como proposta reunir as pessoas envolvidas no tema para debater soluções que contribuam com o desenvolvimento do transporte público.

“A mobilidade urbana é um dos principais desafios das cidades e requer soluções a curto e médio prazo. Nós, como uma empresa do setor, assumimos o compromisso de colaborar com a melhoria da qualidade de vida no transporte, não apenas fornecendo ônibus, mas compartilhando o conhecimento e a experiência que acumulamos ao longo dos últimos 30 anos com a implementação dos principais BRTs da América Latina”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

O PMV tem como ações a realização de workshops para engajar os concessionários da marca na discussão do assunto, e seminários com gestores públicos, operadores de transporte, especialistas em mobilidade e a comunidade acadêmica para debater propostas que ofereçam mais qualidade e eficiência ao transporte público. Outra ação é a publicação do guia Mobilidade Inteligente, que reúne informações sobre as características que precisam ser levadas em consideração para que a população reconheça o transporte urbano como eficiente.

Nos seminários são avaliados o padrão de mobilidade da cidade, os desafios existentes, os projetos em execução e os planejados, e as necessidades ambientais. A partir dessa avaliação são discutidas e apresentadas soluções integradas de mobilidade que sejam econômica e ambientalmente sustentáveis.

“Para que um modelo de transporte tenha qualidade e seja sustentável, não basta colocar mais ônibus nas ruas, ou trocar ônibus movidos a diesel por outros movidos a combustíveis alternativos. Para ter qualidade, um o transporte público precisa ser planejado para que ofereça viagens rápidas, facilidade de acesso, integração, pontualidade e confiabilidade”, argumenta Ayrton Amaral, especialista em mobilidade urbana da Volvo Bus Latin America e responsável pelo PMV.

Para receber os seminários do PMV, os gestores públicos e operadores de transporte podem entrar em contato diretamente com a Volvo, pelo blog Mobilidade Verde www.mobilidadevolvo.com.br. O programa prioriza cidades de acordo com uma matriz que avalia critérios estruturais econômicos e ambientais relativos à mobilidade urbana.

Volvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog