sexta-feira, 25 de julho de 2014

Corredor do Derby terá duas novas faixas

Créditos: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco


O corredor de transportes da Praça do Derby será alargado em mais uma faixa de rolamento em cada sentido, passando a ter oito pistas no total. Essa foi a solução encontrada pelo Governo do Estado para garantir fluidez do tráfego no trecho de pouco mais de 200 metros de extensão, entre o Quartel da Polícia Militar e a avenida Agamenon Magalhães. A obra deve começar já no próximo mês de agosto, com previsão de conclusão até setembro, período em que todas as sete linhas do corredor Leste-Oeste do Bus Rapid Transit (BRT) devem estar em operação. Com isso, cada sentido do local terá duas faixas exclusivas para o BRT, sendo uma para ultrapassagem, e duas para o tráfego misto.


A intervenção deve melhorar a situação atual dos veículos particulares. Hoje eles estão espremidos. É assim que se sentem muitos motoristas que têm poucas alternativas para cruzar o local. Ou os condutores invadem a faixa exclusiva do novo modal ou ficam presos aguardando o embarque e desembarque dos passageiros dos ônibus convencionais. Quando o BRT está parado na estação da Praça do Derby, não há nada o que fazer.

Ontem, a reportagem acompanhou por mais de uma hora, fora do horário de pico, o tráfego de carros e ônibus no local, nos dois sentidos, e verificou os dribles que muitos condutores precisam fazer para cruzar a via. Como após a construção e operação da estação do BRT, uma faixa ficou segregada para os novos ônibus, a outra faixa, mais larga, juntou os coletivos das 29 linhas convencionais que passam pelo corredor e os demais veículos. Se neste mês de férias escolares a movimentação já é conturbada, com o retorno das aulas, a tendência deverá ser de muitos transtornos.

“A situação ficou muito complicada, mas aqui do Derby é muito pior, e se colocar meia banda da roda do veículo na faixa do BRT já querem multar”, reclamou o motorista Paulo Dias. De acordo com o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu, a obra irá garantir mais fluidez no local para todos, mas a prioridade do Governo é o transporte público.


“Com a entrada das novas linhas do BRT e a entrega dos terminais integrados haverá uma migração de muitas linhas convencionais, que passaram a ser alimentadoras. Haverá assim uma redução expressiva do número de linhas que irão até o Derby”, esclareceu. Segundo o gestor, o alargamento das vias vai permitir que as faixas para o tráfego misto fiquem com 3,5 metros de largura para os ônibus e 3,3 metros para os carros.

Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog