terça-feira, 15 de julho de 2014

Em Caruaru, usuários de ônibus vão acompanhar rotas pela internet

Créditos: TV Asa Branca/Reprodução


Usuários do transporte público em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, poderão acompanhar em breve, as rotas dos ônibus pela internet. Por meio de um computador ou até mesmo de um celular será possível, por exemplo, saber por onde o coletivo de determinado itinerário estará circulando. A novidade foi anunciada na sexta-feira (11), um dia após o início da nova tarifa, que passou de R$ 1,80 para R$ 2,10.

O aumento no preço da passagem de ônibus gerou uma maior cobrança por parte dos passageiros em relação à qualidade do sistema de transporte público e isso fez com que a Associação das Empresas de Transportes de Passageiros do município (AETPC), que representa os empresários do setor, apresentasse ações que deverão ser implantadas.

A criação de uma página na internet que permitirá aos passageiros acompanhar o roteiro dos ônibus está entre as novidades. O serviço também estará disponível para aparelhos móveis.  “As pessoas vão poder fazer essa consulta, se tiverem um celular com acesso à internet e que tenha banco de dados. É importante esclarecer que essa consulta só estará disponível quando todas as empresas estiverem com o rastreador instalado nos ônibus”, explica a representante comercial Roberta Leal, da companhia responsável por implantar o dispositivo nos veículos.

Após instalado, o novo sistema também deverá ser adaptado para repassar informações aos deficientes visuais, de acordo com o presidente da Associação Caruaruense dos Cegos (Acace), Sandro Severino. "Com essa novidade, a pessoa vai poder se organizar para chegar no ponto de ônibus na hora certa. Vai ser muito bom, principalmente para nós cegos", diz.


Segundo o diretor institucional da AETPC, Ricardo Henrique, a tecnologia está em fase final de implantação. “É justamente o tempo de colocar esse equipamento nos veículos, a questão de testes, porque [o dispositivo] vai utilizar o sistema 3G [internet móvel com conexão de terceira geração], e temos que ver qual é a operadora que funciona melhor em Caruaru, para que tenhamos, realmente, o resultado positivo na aplicação desse serviço”, afirma.

G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog