sábado, 8 de junho de 2013

Estação de metrô Cosme e Damião começa a funcionar

Em dias de jogos, ônibus levarão torcedores da parada até a Arena Pernambuco

Créditos: Hesíodo Goes/Folha PE

Sete dias antes da abertura da Copa das Confederações, o governo do estado deu início ao funcionamento da Estação Cosme e Damião, de onde sairão ônibus que levarão torcedores para a Arena Pernambuco em dias de jogos. Desde as 16h do sábado, o metrô começou a atender o local, que estará aberto diariamente das 5h da manhã às 23h.

A estação torna-se a penúltima parada da linha Recife-Camaragibe, situada entre o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e o destino final (Camaragibe). Ela está localizada na comunidade de Cosme e Damião, no bairro da Várzea, dentro do município do Recife.

O acesso ao metrô na estação será gratuito na primeira semana, enquanto são instalados equipamentos eletrônicos como bilheterias, painéis, sistema de som e câmeras de segurança, além de um elevador para idosos, gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Caso a instalação seja concluída antes desse prazo, os bilhetes já começarão a ser vendidos normalmente.

A distância entre a estação e a Arena é de 2,2 km. Os ônibus especiais farão o percurso em cinco minutos. A estação já havia sido testada no último dia 22 de maio, na noite do jogo entre Náutico e Sporting.

Apesar de a estação já estar em funcionamento, ainda há etapas a serem inauguradas. Não há previsão, por exemplo, da instalação da escada rolante que dá acesso à plataforma de embarque. O terminal de ônibus, que será integrado, também ainda está em obras, sob responsabilidade do Grande Recife Consórcio de Transporte.

A sinalização também não está pronto. Os mapas e informações estão colados nas paredes em pedaços de papel. "A licitação da empresa que fará as placas ainda não foi concluída", informa Sérgio Murilo de Barros, diretor da Linha Centro (Recife-Camargibe). Já foi instalado, entretanto, um painel bilingue com mapas na entrada da estação.

Poças de água ainda inundam a entrada da estação quando chove, como foi verificado na tarde de sábado. "Uma senhora idosa escorregou e caiu", conta Roberto Matias da Silva, líder comunitário de Cosme e Damião. "Passaram um rodo para enxugar antes da chegada da imprensa", revela.

A expectativa de circulação de passageiros é de 3 mil usuários por dia. "Antes de existir a estação, precisávamos pegar dois ônibus para chegar até o metrô em Camaragibe", compara Roberto. "Esperamos que o governo reforce o policiamento, principalmente nos dias de jogos", sugere o vigilante Marcos de Lima, morador do local.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog