quinta-feira, 13 de junho de 2013

Metroviários cancelam paralisação que ocorreria a partir desta sexta

Categoria aceitou proposta feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) após várias rodadas de negociação.


Créditos: Reprodução

Os metroviários de Pernambuco decidiram, após assembleia realizada nesta quinta-feira (13) na Estação Central do Recife, cancelar a paralisação programada para a 0h desta sexta-feira (14). A categoria estava em greve desde a última segunda-feira (10) e decidiu aceitar a proposta feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) após várias rodadas de negociação.

Ao concordar com a proposta, os metroviários aceitaram um reajuste de 7,4% em seus salários, no valor do vale alimentação (que também vai passar de 26 unidades mensais para 28) e no reembolso do plano de saúde. Na prática, os reajustes somados equivalem a quase 30% de ganho real nos salários mais baixos da categoria e de 10% nos salários mais altos.

Além destes benefícios, a CBTU também prometeu discutir e rever o Plano de Emprego e Salário (PES) dos metroviários. O PES tem por objetivo acabar com as discrepâncias existentes entre as classes salariais dos profissionais.

CAMPANHA SALARIAL
 - Os metroviários do estado de Pernambuco estão em campanha salarial desde fevereiro deste ano. No dia 28 de maio a categoria entrou em estado de greve e na última segunda-feira (10) programaram cruzar os braços nesta sexta (14). 

Desde o começo da campanha, várias tentativas de negociação foram realizadas entre o Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE) e a CBTU, todas elas sem sucesso. Durante esta semana as reuniões foram intensificadas e uma pressão muito grande foi realizada junto aos governos estadual e federal para que a paralisação fosse evitada, já que o metrô será o principal meio de locomoção de torcedores durante a Copa das Confederações que começa neste sábado (15).

HISTÓRICO - A CBTU vinha oferecendo aos metroviários duas opções de contrapropostas: ou um reajuste de 2,02% e manutenção da hora extra em 100% ou um aumento de 4,7% e redução do valor da hora extra para 50%. A companhia também apresentou um plano de demissão voluntária para os funcionários que já se aposentaram mas que continuam trabalhando. Como a categoria não cedeu, a companhia fez a nova proposta, desta vez aceita pelos metroviários.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog