quarta-feira, 19 de junho de 2013

Não precisamos de mais ônibus, precisamos de ônibus melhores


Desde a última semana temos visto uma grande mobilização da população do Brasil. Milhares de pessoas tem saído as ruas em protestos por todo o país. As causas são muitas: a corrupção, os gastos excessivos com a Copa das Confederações, a saúde, a educação, entre outros. Porém, o estopim da revolta, que começou em São Paulo, atende pelo nome de transporte público.

Não é difícil perceber que o transporte coletivo no nosso país é sofrível. Todos os dias vemos ônibus superlotados, principalmente nos horários de pico. Os usuários sofrem com o calor, a falta de conforto nos assentos e a má conservação dos carros de algumas empresas.

Trazendo o debate para o Recife, percebemos que aqui o serviço oferecido está muito aquém da tarifa cobrada, em geral no valor de R$ 2,15 (desde o reajuste de ontem). Apesar do Grande Recife Consórcio de Transporte ter divulgado recentemente que a região metropolitana tem 30% a mais de ônibus do que necessita - e acredito na veracidade desta informação - temos um transporte de péssima qualidade.

O que fazer então? Colocar mais ônibus? A resposta é não! Não precisamos de mais ônibus nas ruas, e sim, de ônibus melhores.

Precisamos de ônibus maiores, com 3 eixos, também conhecidos como trucados, que tem uma capacidade de passageiros bem maior. Hoje, no Recife, várias empresas ainda contam com ônibus curtos (aqueles com menos de 12 metros), que são verdadeiras latas de sardinha, fruto de investimentos equivocados feitos por pessoas com visão extremamente limitada há alguns anos.

Precisamos também de conforto para o motorista e o usuário: ônibus de motor traseiro são as melhores opções, pois tem um nível de ruído bem menor; além disso precisam estar equipados com assentos estofados, que permitem uma viagem melhor aos passageiros. Atualmente, mais de 90% da frota recifense é composta por coletivos de motor dianteiro, que fazem mais barulho a medida que vão ficando mais velhos. E, cerca de 80% dos ônibus têm bancada de fibra, extremamente desconfortável para o usuário.

Outra melhoria importante seria a instalação de ar-condicionado nos ônibus. Vivemos numa região onde a média de temperatura está na faixa dos 30°C ao longo de todo o ano. Menos de 10% da frota de coletivos do Recife possui ar-condicionado, e estão concentrados na zona sul da cidade.

Como visto, nosso sistema de transporte tem muito o que melhorar. Devemos aproveitar essa época de manifestações e de cobrança de responsabilidade dos políticos para endossar estes pedidos. Sonho com o dia em que teremos o transporte coletivo que merecemos, e espero que esse dia não esteja longe de chegar.

Guto de Castro

OBS: amanhã teremos uma edição especial da coluna "Opinião", onde irei comentar sobre a divisão dentro do Sindicato dos Rodoviários. Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog