quarta-feira, 19 de junho de 2013

Protesto termina e Expresso Arena volta a sair da UFPE normalmente

Serviço de ônibus foi alvo de manifestação de universitários, nesta tarde. Eles se queixaram de cancelamento de aula para que transporte funcionasse.


Créditos: Luna Markman/G1

Voltou ao normal o serviço Expresso Arena, que está partindo do estacionamento da Universidade Federal de Pernambuco (
UFPE), no Recife, na tarde desta quarta-feira (19). Estudantes do campus fizeram um protesto, no começo da tarde, para reclamar do uso do estacionamento do campus como área para deixar os veículos do serviço, alegando que as aulas tiveram que ser suspensas para que o expresso pudesse funcionar.

Houve confronto entre torcedores que aguardavam a saída dos veículos do Expresso Arena - cujo destino é a Arena Pernambuco, onde Itália e Japão jogam hoje, pela Copa das Confederações - e os manifestantes. Alguns dos torcedores desceram dos ônibus para pressionar a passagem, fazendo um cordão de isolamento para os veículos, e chegaram a entrar em luta corporal com os universitários. Os policiais militares que estavam no local não interferiram.
"Estávamos aqui fazendo um movimento pacífico e os passageiros resolveram descer de forma agressiva e começou a confusão. O ônibus passou por cima da minha bicicleta", disse a estudante de engenharia da computação Olívia Tavares.
O que os manifestantes tinham combinado com os policiais era deixar passar um ônibus a cada dez minutos. Depois da confusão, o intervalo foi reduzido para cinco minutos. Nesse momento, o efetivo de policiais militares já tinha sido aumentado e eles estavam acompanhados de agentes do Batalhão de Trânsito, Radiopatrulha e Patrulha do Bairro. Por fim, com a passagem dos ônibus liberada, os manifestantes ficaram nas laterais do acesso à BR-101, perto do viaduto que passa na reitoria da UFPE.
Entenda o caso
O protesto foi realizado por um grupo de aproximadamente 40 estudantes. Segundo eles, as aulas tiveram que ser suspensas para que o Expresso Arena pudesse funcionar. “Os torcedores que se virem durante a Copa e arrumem outro jeito de ir para a Arena. Não privatizem o estacionamento da UFPE, impedindo a gente de ter aula”, afirmou Leo Leite, aluno do curso de Comunicação Social.
Os manifestantes estavam segurando cartazes e gritando palavras de ordem como “O povo não é jumento, universidade não é estacionamento” e “UFPE não é da Fifa”. Morgana Silva, aluna do curso de odontologia, foi uma das participantes. “Tive que liberar pacientes da clínica, porque não teve aula hoje e sem alunos não há atendimento”, explicou.
Alguns passageiros dos ônibus discordaram da manifestação. "Não concordo com o protesto porque cheguei cedo aqui, para tentar ver o jogo do Brasil na Arena e não vou chegar a tempo", disse Túlio Maior, auxiliar administrativo. "Paguei pelo jogo e quero ver tranquilo. Eles podem protestar sobre o que quiser, mas com responsabilidade", pontuou o economista Roberto Nascimento.
O Expresso Arena foi anunciado esta semana pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para atender aos torcedores que vão assistir, na noite desta quarta-feira (19), o jogo entre Itália e Japão, na Arena Pernambuco, marcado para começar às 19h. A reitoria da UFPE já tinha anunciado, desde a sexta-feira da semana passada, que seria ponto facultativo nesta quarta.
G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog