quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mobilidade na Copa das Confederações: um caos anunciado!



Eis que chegou a tão esperada Copa das Confederações. Considerada como o principal evento-teste antes da Copa do Mundo, o torneio será disputado em seis capitais brasileiras, entre elas o Recife.

Aqui na nossa terrinha, os jogos serão realizados na Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, município vizinho a capital. Receberemos três duelos válidos pelo torneio: Japão x Itália, Uruguai x Taiti e o mais esperado, Espanha x Uruguai. Com eles, milhares de turistas, que virão não só para ver o futebol, mas também para apreciar as belezas do Recife e Região Metropolitana.

Contudo, em termos de transporte e mobilidade, a Copa das Confederações é uma tragédia anunciada aqui no Recife. O motivo: as duas principais obras no setor, os corredores BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, não estão prontos. Serão concluídos, com muita boa vontade e ajuda da sorte, apenas para a copa do ano que vem.

De novidade que afete diretamente o acesso à Arena Pernambuco, temos apenas a Estação Cosme e Damião do metrô, que começou a funcionar no último sábado. Nem o terminal que deveria ser integrado a ela está pronto. Deve funcionar de maneira provisória nos dias de jogos.

Fora isso, todo o sistema de transporte para a Arena será o mesmo que temos para o dia-a-dia - e que já apresenta sinais claros de saturação. Quem quiser ir assistir aos jogos, ficará extremamente dependente do metrô, que será a única forma de chegar nas proximidades do estádio - ainda sendo necessário pegar mais um ônibus e caminhar cerca de 500 metros para acessar efetivamente o local.

Sob a bandeira de "vamos usar o transporte público", estará proibido o acesso de carros não autorizados à Arena Pernambuco. Mas, para isso ser feito, é necessário termos um transporte público de qualidade. Coisa que o Recife não tem.

Com certeza veremos os torcedores com muitas dificuldades de chegar aos locais dos jogos: sendo obrigados a viajarem em vagões de metrô superlotados, sujeitos a depredações (como já aconteceu no jogo teste realizado na nossa Arena), sem o menor conforto. E, claro, deixaremos uma impressão ruim para os turistas. E pior ainda para quem é daqui e já sofre diariamente com o problema da mobilidade urbana.

Aproveito também para dizer que o Maxi Ônibus Olinda fará a cobertura completa da mobilidade na Copa das Confederações. Fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog