sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Geraldo Julio pede que as pessoas andem mais a pé pelo Recife para resolver problemas de mobilidade

Créditos: Helia Scheppa/JC Imagem

O tema da mobilidade urbana monopolizou a maior parte do programa Cidade Viva deste segunda-feira, com o prefeito Geraldo Julio. Diferentemente da primeira vez, desta oportunidade, o prefeito socialista citou a necessidade do metrô na capital, mas para dizer que não terá recursos do governo Federal para a expansão ferroviária.


Geraldo Julio revelou que, em julho último, chegou a procurar o governo Dilma para tratar de um projeto com a CBTU local, no sentido de implantar um ramal sob a Avenida Norte, mas que a alternativa foi descartada, em função do alto custo, estimado em cerca de R$ 4 bilhões, considerando uma ligação entre o bairro da Macaxeira e a Ponte de Limoeiro. “O meu sonho era que o Recife fosse cortado por metrô, mas é o VLT que está em discussão”, afirmou. “Não temos como colocar dinheiro municipal. Este ano vamos investir na cidade R$ 400 milhões”, comparou.

Depois de ter informado que ele próprio havia este ano ido a pé para a Prefeitura do Recife, em um trajeto de 5,5 quilômetros desde sua casa, o prefeito Geraldo Júlio defendeu que os recifenses andem mais pela cidade.


“As pessoas precisam resolver mais as coisas a pé, em seu próprio bairro”, defendeu. “A solução não está em grande obras urbanas. As cidades que apostaram neste caminho já desistiram. A saída é inverter a lógica atual. Não tem que cruzar a cidade. A vida cotidiana precisa ser mais próxima de casa, com acesso ao comércio local, deslocando-se menos na cidade. Precisamos fazer essa transformação com planejamento urbano e o protagonismo do planejamento é do poder público”, disse.

A apresentadora Ines Calado recebeu um comentário feito durante o programa no Facebook, de um rapaz que se identifica como André Gonçalves, da Universidade Federal de Pernambuco, demonstrando ceticismo. “Prefeito, fazer as pessoas mudarem seus domicílios ou mudarem seus locais de trabalho como solução para melhorar a mobilidade urbana, realmente é uma ideia primorosa. Quem conseguir fazer isso, acredito eu que o gestor deva ganhar o Nobel de inteligência. Fora essa utopia, tem alguma solução realizável?”, registrou.

Dentro desta lógica de fazer uma inversão de prioridades, Geraldo Julio incluiu a introdução das primeiras faixas exclusivas para ônibus no Recife. “O transporte público tem que andar mais rápido do que o individual... Com a criação da Secretaria de Mobilidade, já melhoramos o fluxo em vários trechos, como na frente dos mercados e na frente do Parque Lindu. Mas não é só o trânsito. Vamos precisar mudar a forma de andar pela cidade”, defendeu.


No ar, Geraldo Julio ainda aproveitou a oportunidade e voltou a prometer a implantação de ciclovias.

“Milhares de recifenses já usam a bicicleta para trabalhar enfrentando perigos e sem lugar para guardar a bicicleta. No primeiro semestre contratamos o plano diretor cicloviário. Já contratei 12 sistemas para implantar ciclovias e ciclorotas, com velocidade controlada. A que criamos nos domingos e feriados são uma opção de turismo e lazer. Para implantar ciclovia precisamos de trabalho estruturado, para não errar. Não temos as 12 áreas e estaremos despachando para a empresa escolher. A primeira deve ser na rua Arquiteto Luiz Nunes, paralela a Mascarenhas de Moraes. Pretendemos implantar a primeira no início do ano”.

Em paralelo, o prefeito prometeu que a fiscalização no trânsito precisa e iria melhorar quando a CTTU tivesse um quadro maior e explicou que até o final do primeiro semestre do ano que vem todo os 400 orientadores estarão nas ruas.

“Hoje são apenas 64. Contratamos 64 e no primeiro semestre do ano que vem os 400 estarão nas ruas. Precisamos fazer uma segunda licitação porque na primeira só uma empresa concorreu. Quem ganhou foi uma empresa de São Paulo que já faz esse trabalho. Fizemos pacto com guardas municipais, fechamos o plano de carreira e vamos fazer concurso para aumentar. Hoje são 500 agentes e vamos aumentar para 1200 com o concurso. Com a situação atual, quando se vê as pessoas que estão de férias e licença, além do trabalho em trës turno, só se lança 100 agentes para toda a cidade. É muito pouco. Vamos ter uma presença muito mais forte de orientação e fiscalização do trânsito. Segunda turma está em capacitação. Lançamento em etapas que estará concluído até junho”.

Nesta mesma linha, o prefeito socialista chegou a criticar os recifenses que param em vias públicas de forma irregular.

“É aquela história da paradinha de dois minutos na frente da padaria. Só que nunca são dois minutos. Depois, diz que a multa é uma violência, mas não é. A fiscalização vai continuar e vamos guinchar”, disse. “Fiscalização ainda é insuficiente. Esse ano rebocamos mais de 600 carros por estacionamento irregular, isso é uma coisa nova. Continua insuficiente porque temos poucos agentes. A partir do concurso teremos mais agentes para fiscalizar”.

Em uma crítica às obras que priorizam o transporte individual, o prefeito apontou defeitos na Via Mangue, que teria um defeito de projeto, ao criar um gargalo para o fluxo de carros que vem de Boa Viagem para o centro e cai em um túnel já saturado. A solução técnica apresentada seria prolongar o túnel até depois do prédio do Dnit, de modo que os carros possam pegar o fluxo no sentido centro sem atravessar a via atual

No ar, quando tratou da Via Mangue, o prefeito aproveitou a oportunidade para fazer uma discreta gozação com os técnicos do TCE. “O TCE dizia que a obra só iria sair em 2016. Agora eles já dizem que será em 2014. Nós insistimos que a obra vai sair no prazo que nos estabelecemos (antes da Copa)”. “Adiantei muito a obra, passando de 40% de execução para 82%. Não é um estalar de dedos”

Quando abordou a possível modificação da Avenida Conde da Boa Vista, o prefeito Geraldo Julio disse que não tem data para anunciar mudanças e que está estudando soluções.

Blog do Jamildo

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