sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Obra do Corredor Norte-Sul na Agamenon corre em ''segredo''

Créditos: Diego Nigro/JC Imagem

A Secretaria Estadual das Cidades instalou três canteiros de obras na Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, para construir as estações de embarque e desembarque de passageiros do Corredor Exclusivo de Ônibus Norte-Sul, no trecho previsto para a via. No entanto, afirma que não há data para começar os serviços. O corredor se estenderá de Igarassu até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, quando estiver concluído.


Apesar de os canteiros estarem prontos e funcionando, o secretário-executivo de Mobilidade Urbana do Estado, Gustavo Gurgel, garante que o governo ainda está “finalizando o projeto executivo das estações, o levantamento da supressão vegetal e o processo de contratação dos recursos para a obra na Agamenon.”
Questionado sobre a necessidade de montar os canteiros, se nada estaria definido, Gustavo Gurgel informa que as áreas servem para dar início a trabalhos preliminares. “Estamos fazendo as vigas pré-moldadas que serão usadas nas estações sobre o canal”, responde.

Contrariando informações repassadas pelo secretário Estadual das Cidades, Danilo Cabral, ele avisa que o serviço não será iniciado este mês. A verba virá do PAC Mobilidade Grandes Cidades, programa do governo federal. E a obra deve ser executada em 18 meses.

Os canteiros, isolados por tapumes, encontram-se na frente do prédio do Ministério Público Federal, próximo da reitoria da Universidade de Pernambuco e entre a sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e o Viaduto sobre a Avenida João de Barros.

Nenhuma das placas colocadas nos canteiros identifica o serviço que vai ser executado na Agamenon Magalhães. As únicas informações disponibilizadas são o nome de duas construtoras de São Paulo e de quatro engenheiros, endereço e telefone das firmas. O governo do Estado não aparece no letreiro.

É uma situação bem diferente da obra do Corredor Leste-Oeste, que vai ligar o município de Camaragibe ao Centro do Recife, passando pela Avenida Caxangá. As enormes placas de sinalização estampam logomarca do governo, nome do projeto e desenhos mostrando ao público como ficará o corredor.

O projeto do governo prevê a construção de nove estações de embarque e desembarque de passageiros sobre o canal da Agamenon Magalhães, da Fábrica Tacaruna até o Real Hospital Português. Como as placas não informam nada à população, moradores da região passaram a especular sobre a obra por trás dos tapumes.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog