sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Primeiro corredor de BRS do Recife começa segunda-feira, em Afogados

Créditos: Roberta Soares/Acervo

Enfim, o Recife começa a abrir espaço de verdade em suas ruas para o transporte coletivo. A Rua Cosme Viana, uma das principais vias do movimentado bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, receberá a primeira faixa exclusiva de ônibus da capital dentro do modelo BRS (Bus Rapid Service), prioridade viária ao transporte coletivo que foi implantada com resultados extremamente positivos de redução de tempo de viagem e aumento da velocidade dos coletivos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de Goiânia, com menos divulgação. É o Faixa Azul, como o projeto recifense está sendo chamado.


A operação começa na próxima segunda-feira (16/12) em dois quilômetros da Cosme Viana. Começará no cruzamento com a Avenida Abdias de Carvalho (pista oeste da Cosme Viana) e seguirá até a Rua Doutor Adelino, uma via antes da Avenida 21 de abril. O percurso é pequeno e contará, inicialmente, apenas com a fiscalização dos agentes de trânsito e o bom senso dos motoristas de automóveis. A fiscalização eletrônica virá apenas numa segunda etapa. Mesmo pequeno, o futuro corredor tem um simbolismo indiscutível: a abertura do espaço viário para aqueles que transportam mais, ou seja, o transporte coletivo.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a iniciativa tem o intuito de aumentar em 40% a velocidade dos coletivos, que devem circular a 40 km/h, em média, e deve melhorar o trânsito da localidade, por onde passam diariamente 91 mil veículos e 52 mil passageiros de ônibus.

Para a inauguração do projeto ainda é preciso implantar as sinalizações vertical e horizontal, que indicam a prioridade das faixas para os transportes coletivos. A faixa também pode ser utilizada por táxis, desde que estejam com passageiros, e por outros veículos, somente em trechos tracejados.

A Secretaria de Mobilidade do Recife pretendia começar o Faixa Azul pela Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, inclusive com uma extensão oito vezes maior do que a da Cosme Viana – 16 km. Mas a necessidade de substituir as placas de concreto da via, com previsão – agora – apenas para ser finalizada no início de janeiro de 2014, fez com que Prefeitura do Recife decidisse agir, partindo para outra área.  Com o Faixa Azul, os veículos particulares (carros, motos e caminhões) poderão circular na área dos ônibus apenas para acessar lojas, por exemplo, e fazer conversões à direita. Quem parar, estacionar ou permanecer por mais de uma quadra na faixa azul será multado.

A iniciativa deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Até junho de 2014, serão implantados 60 quilômetros de faixas que contemplarão as avenidas Mascarenhas de Morais, Recife, Beberibe, Abdias de Carvalho, Domingos Ferreira, Herculano Bandeira, Conselheiro Aguiar, Antônio de Góes. Visconde de Albuquerque, Rua Cônego Barata, Estrada dos Remédios e Estrada Velha de Água Fria.

Confira, nos vídeos abaixo, mais detalhes do projeto:







Blog De Olho no Trânsito/TV Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog