sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Marcopolo lança novo Torino e destaca a evolução do seu urbano de maior sucesso



Poucos veículos comerciais produzidos pela indústria de ônibus brasileira e mundial têm vida tão longa – 30 anos – e atingiram volume de produção superior a 100 mil unidades. Com esses atributos de sucesso de mercado, a Marcopolo lança o novo Torino, modelo urbano mais bem-sucedido em toda a história da indústria automobilística brasileira. 
O novo do Torino inova pelo design contemporâneo, com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, e pela tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional.

Outros destaques do novo modelo é que o veículo foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Os para-choques dianteiro e traseiro, em três partes, possuem novo material que absorve melhor os impactos e o assoalho, dividido em painéis removíveis, facilitam a manutenção e a reparação. No caso do piso, os serviços podem ser realizados sem a necessidade de remoção das poltronas.

O projeto para desenvolvimento do novo Torino envolveu as equipes de design, engenharia, produção, área comercial e marketing da Marcopolo Caxias do Sul e Marcopolo Rio. Foram mais de dois anos e R$ 40 milhões em investimentos para o desenvolvimento do modelo na definição do novo estilo, fabricação dos primeiros protótipos e dos processos produtivos a serem aplicados na planta do Rio. O veículo recebeu importantes mudanças e aperfeiçoamentos que resultaram na ampliação do conforto e da segurança para passageiros, cobrador e motorista, visual moderno e harmonioso, maior robustez e resistência de sua estrutura.

Design contemporâneo

As novas linhas do Torino são avançadas, dinâmicas e equilibradas. O veículo é apresentado como uma evolução dos atuais modelos urbanos Marcopolo, com a modernização de linhas, já presentes no Viale BRT.

A harmonia do desenho é realçada pelos elementos estéticos que destacam a robustez de construção e ao mesmo tempo criam empatia com os passageiros. A nova geração substitui a lançada no mercado em 2007 e ganhou um novo conjunto óptico dos faróis em bloco único, com luzes de sinalização diurnas em LEDs, faróis de neblina opcionais e novas grades, que permitem melhor escoamento do ar para a refrigeração do motor e do interior do veículo. O amplo itinerário garante melhor visualização e leitura, e o desenho lateral, limpo, proporciona maior visibilidade para o motorista e os passageiros.

Na traseira, o desenho do novo Torino segue a premissa da funcionalidade e do visual limpo. O vigia traseiro tem vidro plano e está mais alto, o que aumenta a sua resistência e o conforto para os passageiros sentados na última fileira de poltronas. O brake-light integrado amplia a segurança no trânsito. Já o conjunto óptico traseiro segue a tendência de design introduzida no mercado pela Marcopolo, com formato vertical e luzes em LEDs.

Créditos: Vrum/Acervo

Tecnologia em favor da funcionalidade

No projeto, a equipe de desenvolvimento de novos produtos da Marcopolo procurou conceber um veículo com a aplicação da tecnologia em favor da funcionalidade. Os cuidados com a redução dos custos operacionais, do tempo de manutenção e de maior leveza do veículo foram importantes focos no trabalho de desenvolvimento do modelo.

Por intermédio de inovações focadas nas informações obtidas em pesquisas realizadas no campo junto ao operador, ao passageiro e à tripulação, a empresa utilizou modernos conceitos para tornar mais rápidos e mais baratos os serviços de manutenção e de reparação. E o projeto permitiu a redução no peso do veículo, com menor consumo de combustível, o que favorece a sustentabilidade, a preservação ambiental e a economia na operação.

Internamente, o Torino recebeu melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista, que garantem fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura. Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrônica embarcada.

Créditos: Vrum/Acervo

Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos. O veículo oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e novo janelão tem mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.

Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.

Para os passageiros, o conforto também foi ampliado, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonômicas, contando com novos apoios de cabeça, que facilitam a movimentação dos passageiros, além de nova decoração. A moderna família de poltronas também conta com opção de encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio).

Evolução de um clássico

Desde a concepção da primeira geração do Torino, em 1983, a Marcopolo sempre teve como objetivo projetar um veículo urbano robusto e que aliasse visual moderno e atraente, com segurança, conforto e extrema confiabilidade. O Torino foi remodelado nos anos de 1989, 1994, 1999 e 2007, acompanhando as tendências e necessidades de cada época, o que o torna um clássico da indústria brasileira de ônibus.

Créditos: Vrum/Acervo

O conceito “Evolução de um clássico” aplicado na nova geração amplia as características básicas que também envolvem funcionalidade, sustentabilidade e redução dos custos de operação e de manutenção. São esses atributos e qualidades que possibilitaram o sucesso alcançado pelo Torino no Brasil e no exterior nos seus 30 anos de existência.

O design e a concepção do Torino são de um veículo robusto e extremamente confiável. Esta é a sua imagem e foi com essa premissa que a Marcopolo desenvolveu o novo Torino, mantendo sua identidade de produto competitivo no mercado. As características do Torino fazem dele um produto de excelente relação custo/benefício, reconhecida pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros.



Opções de chassis

Com capacidade para acomodar até 47 passageiros sentados, mais condutor e cobrador, o Torino foi desenvolvido para ser montado sobre os principais chassis do mercado. Será oferecido inicialmente apenas com opções de motor dianteiro e, de acordo com o modelo de chassi, pode ter comprimento total de 13.280 mm, altura de 3.285 mm (com sistema de ar-condicionado no teto) e largura de 2.545 mm.

Créditos: Vrum/Acervo

O urbano Marcopolo Torino conta com serviços da maior rede de assistência técnica e pós-venda do mercado brasileiro de ônibus que cobre todo o território nacional e países do exterior. Essa cobertura garante tranquilidade ao empresário operador de transporte que pode contar com toda a experiência da Marcopolo e oferta de serviços de elevado padrão de qualidade.

Secco Consultoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog