terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Onde Está Você: Borborema 990 e Pedrosa 807



Excepcionalmente nesta terça-feira de Natal, trazemos para você a última edição da coluna "Onde Está Você" em 2013. Pela última vez no ano, você poderá conferir a atual localização de dois ônibus que passaram pela frota de empresas recifenses.

O primeiro deles tem muita história para contar. Trata-se de um Torino GV Articulado, chassi Scania S-113. Ele pertenceu a Borborema e tinha o prefixo 990. Chegou a empresa em 1999, no padrão SEI Perimetral, para operar nas linhas 050 PE-15/Boa Viagem e 080 Joana Bezerra/Boa Viagem.
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil


Porém, o chassi desse ônibus tinha muita história. Pertenceu ao primeiro ônibus articulado que a Borborema comprou em sua história, dez anos antes, em 1989. Na ocasião, era montado sob a carroceria Caio Vitória e tinha a cor padrão da empresa, operando na linha 032 Setúbal.

Mas voltando ao personagem principal deste post, o 990 teve uma longa vida na empresa, sempre revezando nas linhas citadas mais acima. Foi desativado no final de 2008, sendo substituído por Torinos 2007 que a empresa comprara naquele ano.

Após a desativação, muito se especulou sobre o futuro do 990. Muitos diziam até da possibilidade dele ser reencarroçado novamente, mesmo com o motor alcançando os 20 anos de uso. Tais boatos, claro, não se confirmaram.


O 990 ficou sumido durante quatro anos até ser flagrado, neste ano de 2013, no interior de Pernambuco. Encontra-se atualmente na cidade de Cabrobó e pertence a um proprietário particular. Contrariando o destino da maioria dos ônibus articulados, que geralmente são desmontados, o 990 permanece firme e forte.

Veja como está o 990 atualmente:

Créditos: Flávio Eduardo/Ônibus Brasil


Já o segundo destaque da coluna hoje é um Busscar Urbanus, chassi Volkswagen 16-210 CO. Ele pertenceu a Pedrosa e tinha o prefixo 807. Chegou a empresa em 1998 como parte do processo de renovação de frota, e logo foi escalado nas linhas de maior demanda da empresa, como a 624 Brejo, 631 Nova Descoberta (Cabugá), entre outras.
Créditos: Diego Barbosa/Ônibus Brasil


O 807 permaneceu na frota da empresa por 10 anos. Foi desativado em 2008, quando a empresa comprou seu primeiro lote de Apache VIP II. A pouco tempo atrás, foi flagrado na cidade de Nazaré da Mata, na zona da mata pernambucana, atuando no transporte de trabalhadores rurais da região.

Veja como está o 807 atualmente:
Créditos: Daniel Bezerra/Ônibus Brasil


Caros leitores, a coluna Onde Está Você de hoje é o último post do Maxi Ônibus Olinda em 2013. Entraremos em recesso e retornaremos as atividades normais no dia 06 de janeiro de 2014.

Desejamos a você, amigo leitor, um Feliz Natal, repleto de saúde paz e felicidade. E também um 2014 repleto de sonhos e de esperanças. O ano vai começar com muitas novidades aqui no nosso blog.

Um forte abraço, e até 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog