sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Começa dragagem do Rio Capibaribe para transporte público fluvial em PE

Ordem de serviço foi assinada nesta quinta-feira (17), no Recife. Projeto é para 2014 e deve beneficiar mais de 350 mil passageiros.

Créditos: O Nordeste/Acervo
 
Começaram, nesta quinta-feira (17), as obras de dragagem do Rio Capibaribe. O serviço faz parte do projeto que vai permitir o transporte público de passageiros no Capibaribe em 2014. A solenidade ocorreu no Parque de Santana, em Casa Forte, onde será instalada uma das estações fluviais. A ordem de serviço foi assinada pelo governador, Eduardo Campos, na presença do ex-governador Joaquim Francisco, além de prefeitos, secretários de governo, parlamentares de Pernambuco e de outros estados.

O projeto prevê a recuperação de 17 quilômetros do rio, que nasce em Poção, no Agreste do estado, e atravessa 42 municípios até encontrar o mar. As obras serão realizadas da BR-101 até o limite entre as cidades do Recife e Olinda. O trabalho de dragagem de toda essa extensão deve durar 18 meses, executado pelo Consórcio ETC & Brasília.

Segundo o governo estadual, para diminuir o impacto ambiental, o material será retirado do Rio Capibaribe em duas etapas. A primeira será a dragagem do material contaminado, que fica na camada inicial. Esses sedimentos serão depositados em um aterro sanitário, após passarem por uma triagem. Após esse processo, as máquinas vão retirar os materiais não contaminados, que serão levados para o bota-fora oceânico.

Projeto
A Região Metropolitana do Recife terá sete estações, que serão licitadas em fevereiro deste ano e as obras executadas durante o processo de dragagem. As estruturas serão integradas com os demais sistemas de transportes. O programa todo foi orçado em R$ 289 milhões e vai criar um canal de navegação com 14 quilômetros para 12 embarcações. "Essa é a única obra do Brasil de corredor fluvial com transporte público de passageiros. É uma obra em parceria com as prefeituras do Recife e Olinda e governo federal, que vamos entregar em 2014 para mais de 350 mil passageiros terem uma outra opção de ir e vir para onde desejam", falou o governador Eduardo Campos.

De acordo com o governo estadual, o projeto vai permitir a ampliação do sistema integrado de transporte de passageiros na Região Metropolitana com a criação de dois corredores fluviais. "O eixo Oeste sai da BR-101 e vai até a Estação de Metrô do Recife, com 11 quilômetros e cinco estações. Já o eixo Norte sai da Avenida Guararapes até o Tacaruna, com três quilômetros e duas estações”, disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral
Eduardo Campos também assinou um acordo de cooperação técnica com Recife e Olinda para garantir o andamento da obra nos municípios envolvidos. No convênio, a Prefeitura do Recife se comprometeu a construir mais de 800 casas para as famílias que moram em palafitas, nas margens do Rio Capibaribe.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, destacou alguns benefícios da obra. "A população ganha com mobilidade, com transporte pelo rio; ganha o meio ambiente, porque a dragagem vai tirar materiais contaminados; e ganhar o lazer, o turismo da cidade, pois somos apaixonados pelo Capibaribe e poderemos viver o rio mais perto dele", comentou.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog