quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Metrô de menos, gente de mais

No terceiro dia de funcionamento, o terminal de Cajueiro Seco estava lotado, com usuários brigando por vaga no transporte.

Créditos: Alexandre Gondim/JC Imagem

Plataforma lotada, empurra-empurra no acesso ao metrô, usuários desorientados e longas filas no embarque de ônibus. Esse é o cenário que a reportagem do JC encontrou ao examinar o terceiro dia de funcionamento do novo Terminal Integrado (TI) de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Somente no final deste mês será avaliado o impacto gerado pelos 13 destinos do mais recente TI da Linha Sul do Metrô. Se antes uma média de 45 mil pessoas circulavam diariamente, agora são 51 mil. Ontem, um novo trem entrou em funcionamento para atender a essa demanda. Em março, mais dois podem começar a operar.

No primeiro horário de pico do dia, por volta das 7h30, foi possível observar, também, a ausência de fiscalização no embarque dos ônibus. Passageiros reclamam da inexistência de condução para os bairros localizados na região litorânea do município, como Jardim Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Outro problema é que as paradas no Centro do Recife não estão atualizadas com as mudanças de itinerário.

Em entrevista por telefone, o diretor de operação do Grande Recife Consórcio de Transporte, Mário Sérgio Cornélio, justifica as falhas apontadas. “Se não existe informativo em alguma parada, a falha é nossa. Se não houver resultado no trabalho de conscientização dos passageiros, vamos colocar organizadores de fila. E o novo TI não atenderá a região das Praias. Ele foi concebido para o corredor da Avenida Mascarenhas de Morais”, esclarece.

O tempo das viagens é outro alvo de reclamação. Um trabalhador que pegava apenas um ônibus para ir ao Centro do Recife precisa, agora, pegar duas condições ou uma e o metrô. “Para alguns, a passagem ficou mais barata. No entanto, para mim, o custo continua sendo o Anel B (R$ 3,25). E demoro mais para chegar em casa. Cerca de 40 minutos a mais. Largo às 22h. Tenho que pegar ônibus lotado para não perder o último do TI, às 23h”.

Não existe ainda praça de alimentação no Terminal de Cajueiro Seco. O ambulante Afonso Ferreira de Souza, 58 anos, estava vendendo lanches, água e refrigerante no local e contou que foi retirado à força pela Polícia Militar, anteontem. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informa que, na última segunda, dois vendedores ambulantes foram foram notificados e informados da irregularidade. Como não cumpriram, foi feita a retirada involuntária. De acordo com Mário Sérgio Cornélio, a praça de alimentação estará funcionando até o próximo sábado.

Usuários da Linha Sul que se dirigem ao Cabo continuam sendo transportados por três trens antigos no trajeto. Em breve, três VLTs vão começar a funcionar. Mas a data não foi definida. Eles estão em testes desde novembro do ano passado, aos sábados. Passageiros não pagam pela viagem nesse dia da semana. Com os VLTs, os usuários terão direito a um transporte mais moderno, com ar-condicionado e capacidade para 600 pessoas.

O próximo TI a ser inaugurado será o de Prazeres, também em Jaboatão dos Guararapes. Orçado em R$ 3,8 milhões, a obra será entregue em setembro. O terminal deverá beneficiar mais de 17 mil pessoas.

 JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog