quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Manifestação contra o aumento da passagem de ônibus é realizada em Caruaru

Estudantes de Caruaru foram às ruas na manhã de hoje (16) para protestar. Os manifestantes afirmam que a qualidade do serviço oferecido não condiz com o valor que deve ser cobrado.

Créditos: TV Asa Branca/Reprodução

De acordo com Gledson Rodrigues, membro da União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru – UESC, o aumento é abusivo e mais uma vez acontece em período de férias escolares. Ele explica que foi criado o Conselho Municipal de Transito – COMUT, do qual a UESC também faz parte, mas que as reuniões são cada vez mais escassas.

Devido a proposta do aumento, foi criado o comitê de mobilização. Esse comitê visa barrar o aumento e argumentar sobre os motivos que esse novo valor não deve ser cobrado. Como primeiro passo, está sendo divulgada uma carta aberta “contra o aumento da passagem”.

Essa carta é assinada por várias instituições, sindicatos e associações comunitárias. Para alerta a população sobre o aumento, o comitê de mobilização organizou a realização de várias ações no Marco Zero de Caruaru, Agreste do estado. Quem estiver passando pelo local vai encontrar um trio elétrico, que irá servir para divulgar a opinião do comitê em relação ao assunto.

Também estarão sendo recolhidas algumas assinaturas para a confecção de um abaixo assinado. Além de saírem em passeata pelo centro da cidade. Os manifestantes afirmam que a qualidade do serviço oferecido não condiz com o valor que deve ser cobrado.

O presidente da Associação do Transporte Público de passageiros de Caruaru, Adolfo José, explicou que alteração no valor da passagem deve acontecer devido ao aumento dos insumos e dissídios salariais praticados nos últimos dois anos. Disse ainda que o aumento praticado em 2011 foi baseado na realidade vivida em 2009 e 2010.

Em 2013 será da mesma forma, seguindo os mesmo critérios. Os insumos e dissídios salariais serão baseados nos anos de 2011 e 2012. Atualmente o valor da passagem de ônibus no município é de R$1,80. Se aprovado, o valor passará para R$2,25. Adolfo José explica que o atual valor está defasado em 30% considerando os custos com manutenção dos veículos e aumentos salariais dos funcionários.

Ele afirmou ainda que não há possibilidade de que as tarifas sejam diferenciadas de acordo com o destino. Afirma que as viagens giram em torno do centro da cidade, e que os destinos acabam se igualando. O presidente da associação exclui qualquer relação do aumento com a implantação das catracas eletrônicas. Diz que isso é um investimento da própria empresa.

A previsão para que as novas catracas sejam implantadas é de 90 e 120 dias. A planilha que explica mais sobre o aumento está terminando de ser elaborada pela associação e deve ser apresentada a destra e para a população até a próxima semana.

A assessoria da Destra disse que atualmente não há o que dizer sobre o assunto, pois o documento apresentado ainda será discutido pelo COMUT. Depois passará pela Destra, pela câmara de vereadores e, por último, pelo prefeito.

 TV Asa Branca/Portal +AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog