quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Seminário Internacional de Mobilidade reúne especialistas da área

Créditos: Guto de Castro/Acervo
 
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, participou nesta quinta-feira (31) do MOBit, seminário internacional direcionado às questões que envolvem a mobilidade social. O evento aconteceu no auditório do Banco do Brasil, no Recife Antigo, contou com a participação do secretário das Cidades, Danilo Cabral; do diretor da empresa Porto Digital, Francisco Saboia; do diretor Executivo da Canadian Urban Institute, John G. Jung, entre especialistas da área.

Para Nelson Menezes, “o tema Mobilidade é de extrema importância atualmente, e isso se deve ao desenvolvimento que Pernambuco vem alcançando nos últimos tempos. As pessoas não aceitam mais e não podem mais passar horas no trânsito. Isso gera um custo muito alto para o Estado e um atraso na vida da população”, disse.

Em seu discurso, Menezes fez questão de falar sobre o crescimento urbano extensivo que vem ocorrendo desde as décadas de 1960 e 1970, e falou sobre os projetos e planejamentos que estão sendo debatidos e colocados em prática para melhorar a qualidade de vida no Recife e na Região Metropolitana.

A maioria desses projetos foi planejada pensando na população e nos grandes acontecimentos como o fortalecimento do Porto de Suape, a construção da empresa Fiat, a Copa do Mundo de 2014, sem deixar de lado o aumento da população. Atualmente, Pernambuco possui uma frota de veículos calculada em mais de 2 milhões de automóveis, com 580 mil destes circulando pelo Recife. A estimativa de pessoas que utilizam o transporte público da cidade e da Região Metropolitana está em torno de 2,2 milhões de passageiros.

É pensando nesses dados que o Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob) tem como meta garantir aos pernambucanos a integração de diversas áreas do estado com a metrópole a partir de um transporte de qualidade que garanta conforto, agilidade e segurança. Dessa forma, será realizada a implantação de mais de 100km de corredores exclusivos para o transporte coletivo, assegurando as condições de mobilidade e acessibilidade, conforme o PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano), além de ciclovias e o projeto Rios da Gente, que visa se utilizar de 13,9 quilômetros do rio Capibaribe para transportar passageiros nas direções Oeste e Norte, a partir do Centro do Recife.

“Com o Programa Rios da Gente, além de percebermos a vantagem do transporte fluvial, é preciso perceber que a população vai passar a enxergar verdadeiramente o rio e, assim, as pessoas passam a querer cuida dele. Será um investimento de R$ 289 milhões e os recifenses poderão usufruir de uma viagem agradável e ágil até os seus destinos”, afirmou o presidente do Consórcio.

Outras intervenções organizadas pelo Promob são os 25 Terminais de Integração e a expansão do Sistema Estrutural Integrado (SEI), os Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste que trarão a população de Igarassu e Camaragibe ao Centro do Recife, os Corredores da IIIª e IVª Perimetral, a passarela do Aeroporto Internacional dos Guararapes, o programa Pedala PE e a licitação das linhas de ônibus.

Todas as obras mencionadas já foram iniciadas e, a partir do próximo mês terá início também o projeto do Corredor Exclusivo do TRO (Tacaruna/Joana Bezerra), com nove estações para embarque e desembarque e 4,8 km de extensão.

Nelson Menezes encerrou a fala garantindo a todos que “nós que trabalhamos com o transporte público, visamos sempre a melhoria deste transporte. É um investimento para o Estado, para o Governo e, especialmente para a população. A nossa luta é pela qualidade no transporte, gerando qualidade de vida a todos os trabalhadores, estudantes e passageiros que precisam desse meio para se locomover”, Concluiu. O Seminário continua nesta sexta-feira (1º de fevereiro), a partir das 09h.

GRCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog