sábado, 5 de janeiro de 2013

Ônibus e caminhões puxaram queda na indústria automotiva

Vendas de carros no País bate recorde em 2012, mas ônibus e caminhões registram expressivas quedas. De acordo com a Fenabrave, se forem considerados só carros e comerciais leves, a alta foi de 6,11%, mas se foram colocados na conta todos os tipos de veículos, a queda foi de 2,25%.

Créditos: Guto de Castro/Acervo

O desempenho de vendas da indústria de automóveis em 2012 foi bom? Sim e Não – depende do aspecto a ser analisado. Os dados divulgados nesta quinta-feira, dia 03 de janeiro de 2013 pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostram realidades bem diferentes de acordo com o segmento de veículos.

Se forem levados em consideração os números de carros de passeio e comerciais leves, os motivos são para comemoração. Em relação a 2011, o acumulado de 2012 mostra uma elevação de 6,11%, com 3 milhões 634421 automóveis ante 3 425 270 unidades.

No entanto, o número geral de veículos comercializados em 2012, incluindo motos, carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus revela uma queda de 2,25% em comparação com o acumulado de 2011, com 5 586 586 automotores contra 5 715 248 veículos.

A alta das vendas de carros de passeio pode ser explicada pelos incentivos do Governo Federal ao transporte individual, como a redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados dos carros de passeio, contenção do preço da gasolina com ferramenta de controle inflacionário e as faltas de prioridade dos governos locais ao transporte público, que deixam as locomoções por ônibus, trem e metrô caras e pouco atraentes por conta da baixa qualidade.

A baixa no número geral de veículos comercializados foi puxada principalmente por conta dos setores de veículos pesados e motos. As vendas de caminhões acumularam em 2012 baixa de 20,22% com 137 722 unidades e as de ônibus tiveram queda de 14,96% com 29 716 veículos de transporte coletivo, entre miniônibus, micro-ônibus, midis, ônibus urbanos convencionais, articulados, intermunicipais, rodoviários e fretamento e rodoviários DD – Double Decker – ônibus de dois andares.

No ano passado, foram vendidos 172628 caminhões e 34944 ônibus. No caso dos veículos pesados a diesel, a entrada de uma nova legislação em janeiro de 2012 de restrição a poluição, com base nas normas internacionais Euro V, explica em parte a queda das vendas. Para atender a sétima fase do Proconve – Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – P 7, os ônibus e caminhões incorporam tecnologias mais avançadas e por conta disso ficaram entre 10% e 15% mais caros. Sabendo da mudança, os empresários de ônibus e donos de frotas de caminhões anteciparam em 2011 as renovações previstas para 2012, o que impactou os números. A desaceleração da economia, com PIB – Produto Interno Bruto em torno de 1%, e a crise internacional também são motivos para a queda nos emplacamentos de ônibus e caminhões.

Com a proximidade da Copa do Mundo, as obras de mobilidade urbana, as licitações de serviços de transportes e o crescimento do turismo, a estimativa é de elevação de até 8% nos segmentos de ônibus e caminhões para 2013.

Em relação às motocicletas, foram comercializadas em 2012, 1 637481 unidades contra 1 940 533, uma queda de 15,62%, também expressiva. O principal fator, segundo o mercado, foi a restrição ao crédito. Boa parte do consumidor de moto, compra o veículo em várias parcelas e, temendo a inadimplência, os bancos tornaram mais rigorosas as liberações de financiamentos.

ÔNIBUS:
Programas governamentais como o Caminho da Escola, o prolongamento das taxas baixas de juros para financiamentos de ônibus e caminhões pelas regras do PSI – Programa de Sustentação do Investimento e o Programa Pro-Caminhoneiro foram considerados pelo mercado essenciais para que as vendas de ônibus e caminhões não fossem mais baixas ainda.

Entre as marcas de chassis de ônibus, a Mercedes Benz liderou o setor, mas a Volvo foi uma das empresas que mais cresceu. Confira as vendas de 2012:

1º) Mercedes Benz – 12 856 unidades – 43,26% de participação no mercado total.
2º) Volkswagen/MAN – 8 051 unidades – 27,09% de participação no mercado total.
3º) Marcopolo (integrais Volare) – 3 427 unidades – 11,53% de participação no mercado total.
4º) Iveco – 1743 unidades – 5,87% de participação no mercado total.
5º) Volvo – 1689 unidades – 5,68% de participação no mercado total.
6º) Scania – 1 036 unidades – 3,49% de participação no mercado total.
7º) Agrale – 668 unidades – 2,25% de participação no mercado total.
8º) International – 58 unidades – 0,20 % de participação no mercado total.

De acordo com a Fenabrave, os modelos de ônibus mais vendidos em 2012 foram:
- Micro-ônibus: Marcopolo Volare W 9 – 933 unidades, com 14,42% de participação no segmento.
- Ônibus Midi: Mascarello Gran Mid sobre chassi Mercedes Benz – 227 unidades, com 31,93% de participação no segmento
- Ônibus Urbanos: Marcopolo Torino U sobre chassi Mercedes Benz – 2726 unidades, com 26,18% de participação no segmento
- Ônibus Rodoviários: Marcopolo Ideale sobre chassi Mercedes Benz – 941 unidades, com 15,58% de participação no segmento.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Blog Ponto de Ônibus

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