terça-feira, 5 de maio de 2015

Escadas e esteiras que ligam terminal ao aeroporto do Recife estão paradas

Créditos: Guga Matos/JC Imagem

Equipamentos que deveriam facilitar a vida de mais de 15 mil pessoas estão parados. As esteiras que ligam o Terminal Integrado de Passageiros ao Aeroporto Internacional do Guararapes, no Recife, foram inauguradas há um ano, para a Copa do Mundo. Apesar do investimento de R$ 26 milhões, hoje as pessoas são obrigadas a andar e subir escadas sem nenhum conforto.

As instalações são novas e, ao primeiro olhar, está tudo certo, os equipamentos estão tinindo. A passarela tem seis esteiras, três indo e três voltando. Pelo terminal circulam por dia 15 mil pessoas. Na inauguração, a notícia no site do governo dizia que as pessoas teriam "o conforto de usufruir das esteiras". E que elas iriam agilizar a chegada ao outro lado. Mas nenhuma das esteiras está funcionando: o usuário precisa caminhar pelo percurso de meio quilômetro. E, para completar, a escada rolante também está parada. O único equipamento que funciona é o elevador, que não dá conta do fluxo de pessoas.

"Tem que funcionar. Quando começaram a obra disseram que seria [via esteira e escada rolantes] a passagem toda", relembra a auxiliar administrativa Suzana Macedo. "Isso é uma pouca vergonha. Esse equipamento aqui parado, sem função nenhuma", critica o mestre de obras Carlos Gomes.

Aos 74 anos, o aposentado Roberto Assis desceu no aeroporto e atravessou a passarela. São três lances de escada e cinco minutos andando. Ao final do trajeto, cansaço e reclamação. "É muito cansaço, porque a distância é grande mesmo. Se fizermos ida e volta, não precisamos mais caminhar por um dia", ironiza.

O Consórcio Grande Recife, responsável pela administração da passarela, informou que devido à sobrecarga de energia do terminal da integração do aeroporto, a escada rolante e as esteiras foram desligadas temporariamente. Ainda de acordo com o Consórcio, a Celpe já instalou uma subestação no local e os equipamentos devem ser religados até o início da próxima semana.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog