domingo, 3 de maio de 2015

BRTs apresentam temperatura em Fahrenheit

Créditos: Jorge Cosme/Leia Já


Está calor no Recife. No último dia 7 de abril a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou a maior temperatura do ano na cidade, de 32,9º C. Para fugir do abafado, os ônibus do sistema de Bus Rapid Transit (BRT), que possuem ar-condicionado, tornam-se mais convidativos. Apesar disso, o usuário pode tomar um susto ao se deparar com o visor apresentando temperaturas que vão de 40° a 60°. Mas calma, são 40° a 60°... Fahrenheit.

Fahrenheit é uma escala de temperatura usadas em pouquíssimos países, como Bahamas, Belize, Ilhas Cayman, Palau e os Estados Unidos da América. Para quem não lembra das aulas de química do ensino médio e quer saber a temperatura ambiente do BRT, a fórmula de conversão de graus Fahrenheit para Celsius é °F=°Cx1,8+32.

A tal fórmula, inclusive, levanta outro questionamento: se a temperatura apresentada no visor, mesmo em Fahrenheit, está correta. É que se o valor apresentado for de 40°F, como acontece, isto significa que os termômetros estão marcando 4,44°C, uma temperatura congelante e que não condiz com a sensação térmica. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), o painel divulga a temperatura externa, o que deixa o número ainda mais distante da realidade.

Um motorista do sistema quanto perguntado sobre a tela disse desconhecê-la e que ajustava a temperatura em um painel menor, próximo dele e mais distante da vista dos usuários. Na ocasião, o tal painel estava em 22°C enquanto o visor variava em 47 e 48°F – o que significaria que a temperatura da rua estaria mais fria que a do ônibus climatizado. A Urbana-PE, entretanto, disse que os dados apresentados no visor são confiáveis visto que a empresa responsável por eles, a Danval, é “consolidada no mercado”.

Os visores são fabricados pela Danval, mas montados pela encarroçadora, que no caso é a Caio Induscar.De acordo com a Urbana-PE, a montagem segue o manual do fabricante e as informações expostas são pré-configuradas pelo fabricante. O visor em Fahrenheit são vistos nos veículos da lista leste-oeste da Via Livre, que vão de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), até a Avenida Guararapes, no centro do Recife. Apesar das ocorrências, a tela com informações em Celsius tem se tornado mais recorrente.

Leia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog