sexta-feira, 29 de maio de 2015

Paulo Câmara manda projeto para cancelar de imediato os créditos de VEM não usados


Sem alarde, o governador Paulo Câmara (PSB) mandou para a Assembleia um projeto de lei, número 231/2015, para cancelar os créditos do cartão VEM não usados há mais de 180 dias. O cartão VEM é o principal meio de pagamento no transporte metropolitano de Pernambuco.

Segundo o projeto, mesmo que os créditos tenham sido adquiridos antes da publicação da lei, serão cancelados se alcancarem mais de 180 dias sem uso. “Os créditos oriundos das vendas antecipadas de bilhetes do STPP/RMR, sejam créditos de VEM Estudante, VEM Trabalhador ou de qualquer outro tipo de vale existente ou a ser criado, quer tais créditos já tenham sido adquiridos, quer sejam adquiridos após a publicação desta Lei, todos têm validade de 180 (cento e oitenta) dias”, diz o artigo 17 do projeto de Paulo Câmara.

Créditos: Blog de Jamildo/Divulgação

Para especialistas em direito do consumidor, pode ser duvidosa a constitucionalidade do cancelamento de créditos neste prazo, ainda mais se adquiridos antes da publicação da lei. O governador disse que a finalidade é a obtenção de “melhor prestação do serviço público de transporte, com o menor ônus possível para seu usuário”.

Créditos: Blog de Jamildo/Divulgação

O projeto não esclarece ainda quem vai se apropriar do dinheiro dos créditos cancelados, se ele vai reverter para o Governo do Estado ou até mesmo poderia ficar como lucro para as empresas de ônibus, pois a população vai pagar e não vai utilizar o serviço, com o cancelamento dos créditos.

Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog