sexta-feira, 29 de maio de 2015

Em dia de paralisação, Grande Recife amanhece sem ônibus

Motoristas e cobradores paralisaram as atividades, na Região Metropolitana do Recife, na manhã desta sexta-feira (29), deixando a capital e as cidades vizinhas quase sem ônibus. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, toda a categoria está de braços cruzados. A mobilização deverá continuar o dia inteiro, só retomando as atividades às 23h30, quando saem os bacuraus.

Pelo Twitter, passageiros reclamavam que nenhum ônibus circulava em Rio Doce, em Olinda, e Jardim Maranguape, em Paulista, desde as 6h. Já eram 7h. Pessoas também saíram de outros municípios até o Centro do Recife e não viram veículos nas principais vias da capital.

Terminal de Igarassu amanheceu sem ônibus. Créditos: Samuel Junior/Whatsapp

Apenas táxis e motos trafegavam em avenidas como a Conde da Boa Vista, no Centro, um dos principais corredores. Em uma hora, só um ônibus da empresa Transcol passou. Não foram vistos ônibus de linha na Avenida Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes e Rui Barbosa, por exemplo.

Terminais estão vazios. Há relatos de que a situação se repete no Cais de Santa Rita e em Joana Bezerra, no Centro; Tancredo Neves, na Zona Sul do Recife; na Macaxeira, na Zona Norte; além de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e Camaragibe. Passageiros chegavam de metrô, que funcionou no horário de pico, mas não conseguiam pegar ônibus.

Há muitos táxis nas vias esta manhã. Além disso, recifenses oferecem carona a quem está nas paradas. No entanto, veículos clandestinos, entre eles ônibus de turismo e mototáxis, se aproveitam e oferecem transporte aos passageiros, que lotam as paradas.

METRÔ - As estações de metrô do Recife começaram a funcionar às 5h e seguirão em atividade até às 9h. De acordo com o diretor de comunicação do Sindicato dos Metroviários, Levi Arruda, toda a categoria está parada e os trens estão sendo operados por supervisores. "É uma temeridade porque este não é um pessoal que está habituado a andar com o trem no dia a dia", reclamou.

Entretanto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que são os supervisores quem treinam os metroviários, por isto têm capacidade de operar os trens com segurança. Às 9h, as estações serão fechadas e só pegará o trem quem já estiver dentro.

As linhas só voltam a funcionar às 16h, e seguem até 20h. O metrô não funcionará das 20h às 23h. As categorias de transporte público do Grande Recife aderiram ao Dia Nacional de Paralisação contra o projeto de lei 4.330, que trata das terceirizações. Além de rodoviários e metroviários, param hoje servidores públicos, metalúrgicos, químicos, petroleiros, entre outros.

Grande Recife vai acionar Ministério Público contra paralisação

O Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou, na manhã desta sexta-feira (29), que acionará o Ministério Público do Trabalho (MPT) devido à paralisação de motoristas e cobradores desde as 4h30. Raros ônibus circulam na Região Metropolitana do Recife.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o órgão estadual afirma que a paralisação não teve aviso prévio. "A legislação vigente obriga que, em casos de greve, seja disponibilizado 30% da frota de ônibus para a população da RMR", diz o texto.

Os profissionais protestam contra o projeto de lei 4330. A proposta está em votação no Senado e prevê a ampliação da terceirização. As medidas provisórias 664 e 665, responsáveis pela regulamentação do acesso aos benefícios previdenciários, abono salarial e seguro desemprego, também são alvo. À tarde, farão um protesto saindo da Avenida Cruz Cabugá, no Centro.

NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog