sábado, 30 de maio de 2015

Reforço policial nos terminais integrados da RMR divide opiniões dos usuários

Créditos: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

O primeiro dia de reforço da Polícia Militar em seis terminais integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR) dividiu as opiniões dos usuários na manhã da última terça-feira (26). A ação visa garantir a ordem nos equipamentos nos horários de picos, das 5h às 8h e das 16h30 às 20h, em que são registradas confusões entre os passageiros na hora de subir nos coletivos. A equipe do FolhaPE visitou alguns espaços para conferir a organização das filas.

 No Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife, a equipe do FolhaPE chegou por volta das 6h20. No local, dois agentes em uma viatura da Polícia Militar faziam a ronda. Um deles, sem identificação na farda e que pediu para não ter o nome revelado, informou que o efetivo que faria a organização das filas estava atrasado. Ele também disse não saber a previsão de chegada do reforço. Até às 7h30, o fluxo de passageiros já tinha diminuído, mas nenhum policial apareceu.

Para a a profissional de Recursos Humanos Deise de França, a manhã estava calma, mesmo assim os tumultos na hora de subir no ônibus continuam recorrentes. "A espera pelos ônibus é grande. Alguns são expressos e vários passageiros preferem não pegar esses carros. Acaba juntando muita gente e na hora que um ônibus que para em vários pontos chega, começa a confusão", diz a mulher que esperava a linha 1906 - TI Pelópidas/Macaxeira. Sobre o reforço policial, ela critica. "Olha, se for para ser só essa viatura com esses dois policiais dentro dela, seguindo algum ônibus, não vai adiantar não".

Mesmo com orientadores, pessoas desorganizam filas.
Créditos: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

Já para o analista fiscal William Santana, o reforço da PM pode não ajudar na organização. "O serviço é precário. A polícia não pode acrescentar em algo aqui. Quando o ônibus tá chegando, as pessoas se empurram para subir e pegar uma cadeira vazia. Não respeitam nem gestantes". Ao chegar a linha 1977 - TI Pelópidas/Conde da Boa Vista, William é empurrado por outros usuários, mas consegue subir e sentar. "É cada um por si", dispara.

Mesmo com orientadores de fila no local, o FolhaPE contou 15 profissionais no Pelópidas Silveira, o número de usuários ainda é grande para o quadro de funcionários. O despachante de ônibus Leandro Souza informou que a linha 1946 - TI Igarassu (PCR) é a que mais concentra passageiros. "O fluxo ainda melhorou no terminal depois que essa linha passou a operar aqui dentro. Desafogou as outras".

Terminal Integrado da Macaxeira
No TI da Macaxeira, que recebe mais de 53 mil passageiros, o FolhaPE não registrou confusões, porém, a presença de duas viaturas, cada uma com uma dupla de policiais, também não evitou as cenas diárias de coletivos saindo superlotados e até mesmo o tradicional empurra-empurra típico dos horários de maior movimento. Além dos veículos, mais uma dupla de PMs estavam posicionadas na área de desembarque.

Na Barro/Macaxeira, por exemplo, em determinados momentos do início da manhã, os orientadores de fila tinham dificuldade para conseguir embarcar e fechar as portas devido ao público que insistia em se espremer para seguir viagem. Para o desempregado José de Sousa Brito, 42 anos, o reforço dos militares melhora o comportamento daqueles mais exaltados. “Pegar ônibus aqui é geralmente tumultuado e os policiais de forma ostensiva pode melhorar essa situação”, afirmou.

Entenda
O Grande Recife Consórcio de Transporte realizou uma reunião, na segunda (25), com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para encontrar uma solução para os problemas recorrentes de confusões registradas, principalmente nos horários de pico. Com a iniciativa, são mais 16 policiais em seis terminais integrados - Barro, Macaxeira, Pelópidas Silveira, Igarassu, Camaragibe e Tancredo Neves.

Os seis equipamentos recebem, diariamente, uma média de 250 mil usuários. Atualmente, há dois policiais militares em cada TI das 6h às 14h e das 16h às 20h. O reforço do novo efetivo será das 5h às 8h e das 16h30 às 20h. 

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog