terça-feira, 2 de julho de 2013

Greve dos rodoviários entra no segundo dia. TRT julga legalidade do movimento e percentual de reajuste


Os passageiros de ônibus devem voltar a sofrer com filas e coletivos superlotados no segundo dia da greve dos motoristas, cobradores e fiscais na Região Metropolitana do Recife. Às 10h, a Oposição dos Rodoviários de Pernambuco fará reunião para avaliar o movimento,  e às 17h, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Pedro Paulo da Nóbrega, julgará a legalidade do movimento e determinará o percentual de reajuste salarial que deverá ser concedido. A categoria reivindica 33%, mas os empresários querem dar 3%.  

O sistema tem cerca de 2,1 milhões de usuários. Ontem pela manhã, o tempo de espera chegou a uma hora no Terminal Integrado da Joana Bezerra. Na Boa Vista e em Santo Antônio, os motoristas esvaziaram os pneus e interditaram o trânsito em cerca de dez ruas, obrigando os usuários a completarem a viagem a pé.

Dois milhões de usuários utilizam ônibus todos os dias na Região Metropolitana do Recife. São cerca de 26 mil viagens e quase 3 mil ônibus diariamente. No Centro do Recife, os motoristas desligaram os coletivos, esvaziaram os pneus e bloquearam o acesso às ruas do Sol, da Aurora e do Príncipe, o entorno do Parque 13 de Maio e as avenidas Guararapes, Conde da Boa Vista e Cruz Cabugá. A vendedora Paula Costa andou por quase uma hora entre o Shopping Tacaruna e a Rua Duque de Caxias, no bairro de Santo Antônio. “Os motoristas disseram que a gente tinha que ir a pé”, informou.

A empregada doméstica Nina Souza, 41, precisou ser apanhada em Joana Bezerra pelo patrão para chegar ao trabalho, na Encruzilhada. Ela mora em Vitória de Santo Antão. Quando foi entrevistada pelo Diario estava atrasada em uma hora. Insatisfeitos, os passageiros fecharam duas vezes a saída do terminal. A polícia interveio e o local foi liberado. Seis policiais militares do 16º Batalhão foram destacados para reforçar a segurança. No Terminal da Macaxeira, onde circulam 13 linhas, os usuários enfrentaram atrasos de meia hora e estações superlotadas. Não houve ocorrências.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog