quinta-feira, 18 de julho de 2013

O novo e econômico plug-in híbrido da Volvo

Créditos: Volvo/Divulgação

A Volvo apresentou na feira da UITP, em Genebra, seu novo ônibus híbrido plug-in. A empresa iniciou neste mês de maio os testes do modelo que está circulando pelas ruas de Gotemburgo, na Suécia. Com mais de mil ônibus híbridos já comercializados, a Volvo Buses éuma das líderes mundiais em termos de tecnologia híbrida para veículos pesados e com esta nova investida está dando mais um passo fundamental em direção a um transporte ainda mais eficiente e limpo.


O objetivo da montadora sueca é oferecer uma alternativa sustentável para o transporte urbano de passageiros. A tecnologia plug-in permitirá a redução do consumo de combustível e de dióxido de carbono de 75% a 80%, em comparação aos atuais ônibus a diesel, e deverá possibilitar uma redução no consumo de energia que poderá chegar a cerca de 60% em comparação aos ônibus a diesel convencionais. Além disso, há os benefícios de proporcionar uma condução silenciosa do veículo e completamente livre de emissão de poluentes.

A Volvo espera iniciar a produção comercial dos híbridos plug-in em cerca de dois anos, inicialmente apenas para o mercado europeu. Até então, a tecnologia será testada nos três ônibus colocados em circulação em Gotemburgo. Um projeto de demonstração também foi planejado para 2014, envolvendo oito híbridos plug-in em Estocolmo.

Emissões reduzidas em até 90% - "O objetivo do teste de campo é estudar e verificar as reduções previstas no consumo de energia e de emissões, bem como compilar informações de motoristas, passageiros e moradores da região a respeito de suas impressões sobre as características do ônibus. Além disso, esperamos ser capazes de reduzir as emissões de dióxido de carbono em até 90% usando biodiesel em substituição ao óleo diesel padrão na combustão", diz Ulf Gustafsson, gerente sênior de relações públicas da Volvo Buses.

Recarga na rede elétrica - Os híbridos plug-in são baseadas no Volvo 7900 híbrido, que foi modificado para permitir a recarga da bateria em redes urbanas de eletricidade através de um coletor instalado no teto. O veículo é equipado com um pacote de bateria maior, o que lhe dá uma autonomia para percorrer cerca de sete quilômetros utilizando, em até 70% do trajeto, apenas eletricidade, em silêncio e sem emissões.

As baterias podem ser carregadas no terminal de ônibus, por entre seis e dez minutos. Se surgirem problemas para fazer o carregamento da rede elétrica ou se o ônibus for colocado em operação em uma linha sem estações de carregamento, o plug-in híbrido funcionará exatamente como os demais ônibus híbridos. Isso significa que o cliente que queira investir nesta nova tecnologia poderá fazê-lo mesmo sem ter acesso a uma rede totalmente provida de estações de carregamento.

A Volvo Buses participa do projeto plug-in híbrido em Gotemburgo em parceria com a Göteborg Energi, com a Business Region Göteborg e com a Västtrafik. O projeto é parcialmente financiado pelo Life +, programa de financiamento da União Européia para projetos ambientais.


Transporte Mídia

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